CI

Colômbia lança sua primeira usina de biomassa 

“A energia mais cara é aquela que você não tem"


Foto: COFCO

O Presidente da Colômbia, Ivan Duque Márquez, inaugurou a primeira termelétrica de biomassa do país, localizada na cidade de Puerto Carreño, no departamento de Vichada, noroeste do país, na fronteira com a Venezuela. A Central Elétrica Refoenergy Bita, que exigiu um investimento de US $ 26 milhões, produzirá 4,5 MW que abastecerão os habitantes de Puerto Carreño, que até agora dependiam da eletricidade da Venezuela. 

Duque garantiu que este projeto “tem um elemento fundamental: a mensagem da soberania”, já que o município de Puerto Carreño não dependerá mais do país vizinho. “A energia mais cara é aquela que você não tem. E este departamento, e em particular o município de Puerto Carreño, dependia da energia que vinha da Venezuela, dependia do estado de espírito do ditador venezuelano, e temos que dizer que graças a este projeto a independência energética foi alcançado. de Puerto Carreño ", disse o presidente em um vídeo compartilhado em sua conta no Twitter. 

Carlos Andrés López, presidente da Refocosta, empresa que atua no setor florestal, explicou que a energia a ser entregue pela nova fábrica de Puerto Carreño utiliza biomassa florestal e, portanto, é "renovável e sustentável". “O departamento de Vichada é abundante em florestas plantadas, o que garante um fornecimento constante de matéria-prima para a produção de energia elétrica”, disse López. 

“O ciclo começa com a plantação da árvore. A árvore cresce, é levada para a usina, lá se lasca, essa lasca é levada para uma caldeira, a caldeira gera vapor, o vapor é levado para uma turbina, a turbina aciona um alternador e é produzida energia elétrica. O ciclo volta e começa com um novo plantio de árvores, ou seja, é um ciclo totalmente fechado. Podemos falar de economia circular ”, acrescentou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.