CI

Com aumento da produção de algodão em pluma, MT deve escoar fibra no mercado nacional

Um milhão de toneladas de pluma será ofertada nesta safra


Com a retirada total da safra 2013/14 dos campos em Mato Grosso, o estado vai ofertar um milhão de toneladas de pluma nesta safra, 2,55% superior ao estimado no último relatório de oferta e demanda.

Dessa oferta, 98,9% veio do campo, na produção de 995 mil toneladas, com as 11,4 mil toneladas restantes provenientes de estoques finais da safra passada, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A demanda pela pluma mato-grossense pode atingir 95,4% da oferta total, ou seja, 960,4 mil toneladas. A preferência deve ficar para o mercado interno, uma vez que as estimativas apontam para consumo interestadual de 537 mil toneladas, enquanto 370 mil toneladas devem ser exportadas, e 53,5 mil toneladas devem permanecer para consumo das indústrias do estado, resultando em estoques finais de 46 mil toneladas.

Conforme o Imea, a demanda de fato existe, porém o que preocupa são os preços, que insistem em permanecer abaixo do ponto de equilíbrio de R$ 63,16/@.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.