Com boa produtividade, comprimento do algodão se encontra acima da média em MT
CI
Agronegócio

Com boa produtividade, comprimento do algodão se encontra acima da média em MT

Média da fibra no Estado está em 29,02 mm. Mínimo exigido para exportação é de 28,5mm
Por:

Diferentemente do cenário de mercado, a produção de algodão em Mato Grosso traz motivos para comemorar. As 34,5 mil amostras de algodão já enviadas demonstraram resultados positivos, segundo Laboratório Agrícola da Kuhlmann.

A média de comprimento da fibra mato-grossense está em 29,02 mm, quando o mínimo exigido para exportação gira em torno de 28,5mm. A resistência também agrada, enquanto o exigido para exportação fica em torno de 27 gf/tex, a média do Estado está em 30,5 gf/tex, já na Bahia, essa média cai para 29,5 gf/tex, conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A Bahia deve produzir 498 mil toneladas de pluma na atual safra, no entanto, o algodão vem apresentando problemas nos testes HVI, e o índice de reprovação das cargas baianas já está acima do normal para esta época da safra. 

Com isso, existe a possibilidade de que compradores recorram ao algodão mato-grossense, o que pode se tornar uma oportunidade de escoamento da produção e de fortalecimento de preços, nesta que é a terceira maior safra de algodão de Mato Grosso.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink