Com Dilma e Pepe Vargas, obra do PAC 2 é inaugurada em Caxias do Sul
“A monumentalidade mostra que somos capazes de construir uma obra com essa estrutura. É importante que o Brasil invista na infraestrutura e na infraestrutura do saneamento”, discursou a presidenta. A barragem tem 435 metros de comprimento e 60 metros de altura. O lago terá 33 milhões de litros de água represada, o que assegura que Caxias do Sul terá água suficiente até 2042. “A água é um bem de consumo que revitaliza a todos. E quem não tem acesso a ela sabe muito mais da importância que a água tem”, continuou.
O ministro Pepe Vargas destacou a relevância do PAC 2 nessa obra, que auxiliará, também, os agricultores familiares. “Esta é uma obra do Programa que gera investimento no País e beneficiará a população da mesma forma que o PAC Equipamentos, que, além de propiciar a melhoria das estradas vicinais e a infraestrutura no meio rural, gera crescimento e empregos na indústria de máquinas.”
Caxias
Atualmente, Caxias do Sul tem 450 mil habitantes. Com o crescimento acelerado da cidade, a barragem do Arroio Marrecas garante que haverá água para mais 250 mil pessoas, estendendo o benefício para 700 mil pessoas, no total. Na obra, foram investidos quase R$ 250 milhões – do montante, 70% foi financiado pelo governo federal.
A barragem começou a ser construída em 2008, pelo atual prefeito de Caxias, Ivo Sartori, que se mostrou satisfeito com o desempenho dos responsáveis pela empreitada. “Essa é uma data para entrar para a história.”
Entre as vantagens para a população caxiense, a represa auxiliará na época de estiagem na cidade e gerará uma economia de cerca de R$ 3,5 milhões por ano em energia elétrica.