Agronegócio

Com inversão de cenário, produção de álcool é principal destino para cana

No ano passado o açúcar era o principal destino
Por:
766 acessos
A maior parte do volume total de cana-de-açúcar processada na primeira quinzena de setembro no Centro-Sul brasileiro foi destinado à produção de álcool no país.

De acordo com o levantamento da União da Indústria de Cana-De-Açúcar (Unica), 51% do total moído foi destinado a produção do combustível neste intervalo. No mesmo período do ano passado o açúcar era o principal destino da moagem da cana com 51,5%.

Se tomado como referência o início desta safra, o processamento da cana com finalidade de fabricação de álcool sobe para 55% de participação da cana moída na região. Esse índice mostra um crescimento em comparação com o mesmo intervalo da temporada passada, quando o percentual de uso da cana para a produção do combustível era de 50,5%.


Durante os primeiros 15 dias de setembro a produção de álcool alcançou 1,88 bilhão de litros, sendo 1,02 bilhão de litros do tipo hidratado e 846,7 milhões de litros de etanol anidro. Desde o início da safra 2013/14 até o final da segunda semana deste mês já foram fabricados 17,2 bilhões de litros do combustível, sendo 9,8 bilhões de litros do hidratado e 7,3 bilhões de litros do tipo anidro.


Moagem – A região Centro-Sul processou nesta primeira quinzena de setembro 44,8 milhões de toneladas de cana. Alta de 2,09% se comparado com as 42 milhões de toneladas de igual período em 2012. No acumulado do início deste ciclo até agora já foram esmagadas 406,2 milhões de toneladas de cana de açúcar.


Vendas – Na primeira quinzena de setembro, as vendas de etanol do Centro-Sul somaram 1,02 bilhão de litros, contra 971,73 milhões de litros comercializados em período semelhante de 2012. Deste volume, 117,38 milhões de litros destinaram-se às exportações e 901,16 milhões de litros ao consumo interno.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink