CI

Combate a pragas e a doenças onera a produção cítrica em 36%

Levantamento de pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas aponta maiores problemas


O combate a pragas e doenças típicas dessa época do ano na citricultura encarece a produção em 36%. O número faz parte de levantamento do pesquisador Fernando Alves de Azevedo, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, ligado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “É difícil falar em valores, mas sabemos que os custos são altos”, afirmou.

Moreira disse que a citricultura enfrenta pragas e doenças em todo o ano, mas os ácaros e insetos aparecem como os principais causadores de prejuízos nas plantações de laranja, limão, tangerina e lima nesta época e os maiores problemas são a leprose e a ferrugem.

O ácaro leprose é uma das principais pragas da citricultura, pois transmite o vírus que causa a leprose, doença que danifica folhas, frutos e ramos, e reduz a produtividade do pomar. Sua incidência costuma ser maior nas épocas de altas temperaturas e baixa umidade do ar. “Mas ocorre durante todo o ano, com pico em meados de maio e a partir daí começa a decrescer até julho ou agosto”.

Algumas variedades, como Pera, Natal e Valência, são as mais sensíveis à leprose que a lima ácida Thaiti, o limão Siciliano e também a lima da Pérsia. A leprose dos citros é considerada a moléstia de maior importância nos pomares paulistas atualmente porque os ataques são mais graves.

Produtor deve ficar atento

Para controlar pragas e doenças nos pomares, o produtor rural precisa estar atento. O importante, disse o pesquisador científico Fernando Alves de Azevedo, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, é que haja manejo adequado depois que as pragas aparecerem.

“Não há uma receita de prevenção, mas há algumas regras que podem ser seguidas”, afirmou. A retirada de galhos secos e frutos velhos, que dão abrigo para os ácaros, é uma medida simples que pode ser adotada pelo produtor, colaborando com a queda da infestação. O combate às pragas e doenças é realizado com pulverização de inseticidas, na maioria dos casos.

No pomar

* Principais ácaros pragas

Ácaro da leprose, ácaro da ferrugem, ácaro branco e purpúreo. As principais pragas da citricultura são a leprose e a ferrugem

* Principais insetos pragas

Cigarrinhas, larva minadora dos citros, cochonilhas, bicho furão, mosca das frutas, psilídeo dos citros, besouros de raiz, brocas dos citros

* Características da Leprose

Manchas rosas e amarelas que se tornam escuras quando o fruto amadurece

* Características da Ferrugem

Manchas escuras, semelhantes à ferrugem. Lesões superficiais que aparecem mais no lado exposto ao sol. Frutos podem perder até 25% do seu peso em casos mais graves

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.