CI

São Paulo reforça controle contra cancro cítrico e HLB (greening)

Estado de São Paulo atinge 100% de entrega de relatórios de inspeção na agricultura


Foto: Canva

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, anunciou que alcançou um marco histórico no dia 1º de abril: a entrega de 100% dos relatórios de inspeção. Segundo a Secretaria de Agricultura de São Paulo, o recorde foi atingido com a finalização da entrega do relatório Cancro/HLB (greening) até 15 de janeiro. Segundo dados do sistema informatizado de Gestão Animal e Vegetal (GEDAVE), 96,6% das propriedades da citricultura conseguiram cumprir o prazo para a entrega do documento, que relatava as vistorias realizadas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2023. "As propriedades que entregaram relatório após o dia 15 de janeiro serão sorteadas e terão fiscalização in loco para conferência do manejo adequado", afirmou Adão Marin, engenheiro agrônomo e diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV).

De acordo com o divulgado pela Secretaria de Agricultura de São Paulo, após uma busca ativa dos produtores que ainda não haviam entregado o relatório, o número de plantas inspecionadas aumentou de 214,9 milhões para 219,8 milhões. Além disso, foram entregues 10.398 relatórios e 2,3 milhões de plantas com sintomas da doença foram erradicadas.

O Estado de São Paulo segue as diretrizes do Programa Nacional de Prevenção e Controle ao HLB (PNCHLB), conforme estabelecido pela Portaria MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021. Nesse sentido, a entrega do relatório é obrigatória para todos os produtores, independentemente da idade das plantas. O período para entrega do relatório do primeiro semestre de 2024 tem início nesta terça-feira, dia 2 de abril.

O cancro cítrico, uma doença que afeta todas as variedades e espécies de citros, é originado pela bactéria Xanthomonas citri pv. citri. Esta doença causa lesões em folhas, frutos e ramos das árvores cítricas. Em casos de alta incidência, pode levar à desfolha e à queda prematura dos frutos. Além disso, o cancro cítrico restringe a comercialização de frutos para outros estados e também para a exportação.

Já o HLB, conhecido como greening, tem sua presença registrada em todo o estado de São Paulo. Causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., essa doença é disseminada pelo psilídeo (Diaphorina citri). Considerada a maior ameaça à sustentabilidade da citricultura, o greening representa um desafio para os produtores devido aos seus impactos negativos na produção e na qualidade dos frutos.

O canal de denúncia está disponível para informar à Defesa Agropecuária sobre pomares abandonados ou mal manejados, permitindo ações de educação e conscientização dos produtores para garantir o controle efetivo do greening.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.