CI

Começa a vacinação no Pará


Começou no início do mês, a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa no Pará. Nessa fase, serão vacinados os rebanhos do nordeste do estado (zona 2) e do Baixo Amazonas (zona 3). A partir do dia 16 de junho, serão vacinados os animais de 43 municípios do sul, sudeste e sudoeste paraense (zona 1), ainda dentro dessa primeira etapa de vacinação.

A previsão da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), responsável pelo programa de vacinação, é atingir nessa primeira fase 98% do rebanho do estado, que é de 15 milhões de cabeças de gado, o quarto rebanho do País, diz Luiz Pinto, diretor-geral da Adepará. Estão sendo usadas 13 milhões de vacinas e vendidas aos produtores rurais por R$ 0,90 a dose.

"O Pará tem a possibilidade de galgar a segunda posição no ranking nacional de número de cabeças em apenas seis anos, porque temos muita área, já degradada, disponível no estado. Essas áreas podem ser utilizadas com o plantio de capim de modo sustentável", afirma.

A Adepará acredita que, após essa primeira etapa, a zona 1 passará de médio risco para baixo risco, o que significa uma zona livre de aftosa, mas com necessidade de vacinação. Na zona 1, estão 10 milhões de animais (75% do rebanho do estado). "Há quatro anos que não se identifica nenhum caso de aftosa na zona 1", afirma Pinto.

Todo o contingente da Adepará, ou seja, 600 profissionais entre técnicos agrícolas, veterinários, engenheiros agrônomos, auxiliar de barreira, está envolvido no programa de vacinação da aftosa. Os animais de aproximadamente 74 mil propriedades rurais serão vacinados.

A segunda etapa da vacinação será em novembro. A única exceção no estado quanto à divisão da vacinação em duas etapas anuais é a Ilha do Marajó, onde os animais são imunizados contra a aftosa apenas uma vez ao ano (novembro), por causa do regime de águas da ilha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.