CI

Começa agora, em Jundiaí e Louveira, o Programa Aplique Circuito das Frutas

Programa que já percorreu 22 estados brasileiros e 7 países prestará consultoria a produtores de 10 municípios com tradição na fruticultura


Após uma reunião realizada na prefeitura de Jundiaí (SP), entre a Secretaria de Agricultura local e o pesquisador científico Hamilton Ramos, começa a ser implantado na região do Circuito das Frutas o Programa Aplique Bem. A iniciativa, uma parceria entre a empresa Arysta LifeScience e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), leva até propriedades rurais uma plataforma de treinamento e pesquisa participativa, com ênfase no uso seguro e sustentável de agroquímicos.

Segundo informa o pesquisador, coordenador do Aplique Bem, ainda este mês a equipe do programa realiza as primeiras avaliações de pulverizadores em áreas de lavouras de Jundiaí e Louveira. A partir de janeiro do ano que vem, o Aplique Bem deverá chegar a mais 8 cidades do Circuito das Frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, no Sudeste do Estado de São Paulo.

“Trata-se de uma região formada principalmente por pequenas propriedades, que responde por cerca de 40% da produção nacional de frutas”, ressalta Ramos. De acordo com o pesquisador, o Aplique Bem fornecerá aos produtores condições técnicas e materiais de suporte para que as aplicações de produtos contra pragas, doenças e plantas daninhas das frutas, sejam mais eficazes do ponto de vista agroeconômico.

“Aplicados de forma adequada, os agroquímicos interferem favoravelmente na qualidade dos cultivos e na rentabilidade dos produtores. Já o uso incorreto desses produtos expõe trabalhadores rurais a substâncias que podem ser prejudiciais à saúde”, explica Hamilton Ramos. “Serão beneficiadas propriedades com tradição na fruticultura de mesa, incluindo uva, caqui, figo, goiaba, morango, acerola, ameixa e pêssego.”

Ramos assinala ainda que os treinamentos do Aplique Bem contarão com o suporte estrutural de dois laboratórios móveis de última geração, montados sobre caminhonetes, chamados ‘TechMóveis’.

Pesquisa participativa – De acordo com Hamilton Ramos, a implantação dos treinamentos no Circuito das Frutas conta com a participação de grupos de produtores rurais indicados pela prefeitura de Jundiaí (SP), cidade onde está instalado o Centro de Engenharia e Automação do IAC. “Esses parceiros também nos ajudarão a compartilhar conhecimento, cedendo suas propriedades para ‘dias de campo’ reunindo produtores da região.”

Destinado a pequenos, médios e grandes produtores rurais, o Aplique Bem completa 12 anos de atividades em 2019. Até o fim deste mês terão sido realizados mais de 300 eventos do gênero, para quase 5 mil participantes. Gratuito e desvinculado de produtos ou marcas comerciais, o Aplique Bem já percorreu 22 estados brasileiros, além de países como Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.