CI

Começa campanha para comemorar Semana do Ovo do Brasil

Com o objetivo de levar informações e esclarecimento sobre consumo de ovos para o consumidor final tem recorde de adesão na cadeia produtiva


Com o objetivo de levar informações e esclarecimento sobre consumo de ovos para o consumidor final tem recorde de adesão na cadeia produtiva


Começou ontem, dia 4 de outubro, uma campanha nacional para comemorar a Semana do Ovo no Brasil. A iniciativa, promovida pelo Instituto Ovos Brasil e pela Novus, reúne todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, passando por empresas de genética, sanidade, nutrição, universidades, passando pelo varejo, bares e restaurantes.


O objetivo é levar informação e esclarecimento a respeito dos mitos acerca do consumo de ovos para o maior número de pessoas. A expectativa é atingir mais de 2 milhões de pessoas em todo o país até sexta-feira, dia 12 de outubro. “O ovo é alimento mais completo que existe para o ser humano depois do leite materno, é uma excelente fonte de proteína com baixo teor calórico, barata e que pode ser sofisticada sim”, define Bottura.

Ele ainda ressalta que o Instituto Ovos Brasi l trabalha a imagem do ovo junto aos consumidores finais com divulgação de receitas sofisticadas e informações nutricionais sobre este alimento. “Já conseguimos avançar em muitos pontos importantes. Um exemplo é que hoje podemos dizer que tiramos o ovo das páginas “policiais”, quando antigamente só se divulgava notícias ruins, para as páginas “sociais”, com maior espaço na mídia para o ovo e também notícias sobre os benefícios deste alimento”.

Entre as principais ações da campanha estão degustação de omeletes em supermercados, distribuição de folders explicativos em bares e restaurantes, organi zação de palestras para nutricionistas, estudantes e grupos da terceira idade, além de distribuição de gibis em escolas.

A Semana do Ovo tem o apoio de empresas como Bayer Saúde Animal, Sanovo e Novus como patrocinadores ouro. Entre os patrocinadores prata estão a DSM e a Merial. Os patrocinadores bronze são Agroceres Multimix, Yes e Porto Alimentos.

O projeto ainda tem o apoio voluntário de e mpresas como Hy-Line do Brasil, Grupo Pão de Açúcar, com as redes Extra e Pão de Açúcar, bares Giovanetti de Campinas, restaurantes Barbacoa, Fogão Mineiro e Paioça do Caboclo, de Campinas e das Academias Omega, com três unidades em Campinas.

As principais mídias do setor também apoiam o projeto, como Revista do Ovo, do Avisite, Revista AveWorld, Revista Avicultura Industrial, A Hora do Ovo e jornal O Presente Rural.

O objetivo de estimular o consumo
A ideia deste projeto é incentivar o consumo de ovos através da desmistificação desse alimento e esclarecimento de todos os seus benefícios e finalidades para a saúde, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais, explicou o gerente de Marketing da Novus do Brasil e voluntário na organização da campanha, David Moreno.

Aumentar o consumo per capita de ovos é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva, alertou Bottura. “Nossa meta é aumentar o consumo de 165 ovos por pessoa no ano passado para 208 ovos per capita nos próximos quatro anos, o que significa quatro ovos por semana. Este aumento contribui não só com a cadeia produtiva, como também melhora a nutrição do brasileiro. Por isso, convidamos os profissionais da cadeia produtiva para participar desta celebração conosco”, afirmou o especialista.


Ele destaca a importância da participação de pessoas, empresas e associações neste evento. “O sucesso depende do envolvimento de pessoas e empresas do setor neste projeto. Aproveito a oportunidade para convidar representantes de todos os elos da cadeia produtiva para participar. Os interessados podem entrar em contato com o Instituto Ovos Brasil ou com a Novu s”.

Para atingir o objetivo de incrementar a demanda por ovos em 43% nos próximos anos, o setor precisa trabalhar a imagem deste alimento no Brasil, que ainda está associada ao colesterol, a salmonela, além de estar posicionado no mercado como um alimento para pessoas de baixo poder aquisitivo.


Dia Internacional do Ovo
O Dia Internacional do Ovo foi criado pelo International Egg Commission, que considera o alimento perfeito para qualquer refeição e é celebrado em todo o mundo para divulgar a todos, de consumidores a jornalistas e profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, disse Bottura.

No Brasil, este dia será celebrado na s principais capitais do país com divulgação de receitas especiais com ovos em programas de televisão, eventos infantis e campanhas de mídias nacionais, declarou Moreno. “Vamos contribuir com estas celebrações do Dia do Ovo em mais de 12 países neste ano. O objetivo é apoiar o setor de postura. Aqui no Brasil, acreditamos que a sociedade tem muito a ganhar com maior consumo desta fonte de proteína tão nutritiva, barata e saudável. Além de ser um ingrediente importante na culinária, os ovos têm nutrientes capazes de melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas, crianças, idosos, atletas e a sociedade em geral”, destacou Moreno.

Estas celebrações do Dia do Ovo são importantes para divulgar os benefícios deste alimento, disse o Presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer. “Nestes quatro anos da entidade já conseguimos mudar bastante a imagem do ovo. O público tinha uma imagem muito negativa até quatro anos atrás. Hoje já observamos uma mudança importante neste quadro: o ovo tem sido divulgado como um alimento saudável e nutritivo, além da divulgação do seu uso em receitas mais sofisticadas. Por tudo isso, essas celebrações acontecem em momento muito oportuno”.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.