CI

Começa hoje, em São Paulo, a Feileite 2010

Evento reúne mais de 2.000 animais de elite de sete raças leiteiras


Desta terça-feira (09-11) a sábado (13-11), o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), será palco da Feileite 2010 - 4ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, maior evento indoor da América Latina.

O ponto alto da feira é Workshop do Leite, envolvendo todos os elos da cadeia produtiva do leite, e que tem programados painéis sobre genética, manejo, econômica, nutrição, sanidade, equipamentos e mercado, além de um fórum, consolidando o evento como pólo de debates do setor.

Outro evento de destaque é o Workshop Gir Leiteiro. Leite Sustentável, promovido pela APCGIL - Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro, amanhã (10/11). A programação inclui três palestras, além de mesa-redonda em que os palestrantes responderão às perguntas dos presentes.

Expectativa

Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, afirma que a expectativa é das melhores. Segundo ele, neste ano, está prevista a participação de mais de 2.000 animais de elite de sete raças leiteiras, de 200 criatórios de vários Estados. Além de julgamentos, concursos leiteiros e leilões. Ao todo, estão programados mais de 100 eventos paralelos, entre palestras, workshops e cursos.

A previsão é receber mais de 22 mil visitantes, entre pecuaristas, profissionais liberais e técnicos, executivos, estudantes, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores, empresários e outras pessoas ligadas ao setor. Também é esperada a visita de estrangeiros, especialmente das Américas do Sul, do Norte e Central, além da Europa, Ásia e África.

Santos afirma que todos os segmentos da cadeia produtiva do leite estão presentes na maior feira indoor desse segmento da América Latina. "A Feileite é uma importante vitrine de novas de tecnologias do setor que aproveita a feira para fazer lançamentos e apresentar novidades", diz.

Seis leilões
 
Animais e materiais genéticos de alta qualidade, com aptidão comprovada para a produção de leite, estão à disposição do mercado nos leilões programados para a Feileite 2010, que confirmou seis leilões. Além do Gir Leiteiro, destaque entre as ofertas em quantidade, com três leilões, as raças Girolando, Holandês e Jersey também programaram suas vendas para o evento.

"Os animais selecionados para comercialização durante a Feileite possuem com o aval de qualidade de criatórios tradicionais", afirma Santos.

Julgamentos

Animais de várias raças leiteiras participam dos julgamentos. Pela primeira vez, a feira conta com três pistas: uma para raças européias, outra para as raças zebuínas e uma exclusiva para ovinos e caprinos. Os animais em pistas representam o top genético do Gir Leiteiro, Girolando, Jersey, Simental e Holandês, além de ovinos e caprinos. No último dia da feira, ocorre o curso de julgamento de bovinos com aptidão leiteira, na pista 1.

Búfalos

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) preparou a primeira apresentação de búfalos na Feileite. "Vamos mostrar que os produtos de búfalos têm mercado garantido e que o leite dessa espécie é viável", afirma Cláudio Varella Bruna, diretor administrativo e financeiro da Associação.

Além do estande, onde estão expostos produtos lácteos de leite de búfala, foram reservadas 44 argolas no pavilhão para os animais. A associação também pretende realizar uma palestra sobre o potencial dos búfalos para a produção de leite. "Estamos animados, pois boa parte do leite de búfala é destinada à produção de mozzarella e, como a produção é pequena, atualmente é difícil atender à demanda por falta de matéria-prima. Precisamos de mais gente produzindo leite", justifica Varella. "Queremos mostrar a importância do selo da ABCB, uma garantia de que a mozzarella é pura de leite de búfala."

Gir Leiteiro

Outro destaque da feira é o Gir Leiteiro que tem atraído, cada vez mais, novos investidores nessa raça que promete ser a solução para produção de leite a baixo custo nos trópicos. Com organização da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), que neste ano comemorou 30 anos de sua fundação, estão previstos cerca de 500 animais de criadores de todo o Brasil.

Durante o evento, a ABCGIL realiza a 3ª Exposição Internacional da Raça Gir Leiteiro, que espera superar o número de animais do ano anterior, que reuniu 412 animais em pista e 25 em torneio. Devido ao grande número de argolas, a raça conta com uma pista exclusiva nos dias de julgamento para sua realização.

A vez dos pequenos

Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horse (ABCMH) confirmou a presença na Feileite, este ano com julgamentos de animais.

Paralelamente à Feileite, ocorre a 30ª Expande - Exposição Estadual de Animais e Produtos Derivados. A programação conta com eventos voltados para animais de companhia, além de palestras técnicas, mostra de aves ornamentais e feira de filhotes e produtos para o setor.
 
As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.