Agronegócio

Começa hoje a Semana do Ovo 2013

Campanha para incentivar consumo de ovos no Brasil começa nesta segunda-feira
Por:
1118 acessos
Campanha para incentivar consumo de ovos no Brasil começa nesta segunda-feira com mobilização de representantes de toda a cadeia produtiva do país em ações durante todo o mês de outubro
 
Levar informação qualificada para o consumidor, esclarecer mitos e fomentar o consumo de ovos no Brasil são os principais objetivos da Semana do Ovo 2013, que começa nesta segunda-feira, dia 7 de outubro. A campanha é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da Novus com o apoio de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelas principais empresas do setor até o varejo. 

Este projeto reúne uma série de ações simultâneas e coordenadas em vários Estados brasileiros para incentivar o consumo e esclarecer mitos. Degustação de omeletes em supermercados, academias de ginástica, divulgação de receitas, concursos de frases e fotografias de ovos, folder sobre os benefícios do ovo para a nutrição, realização de palestras para médicos, nutricionistas, crianças e adolescentes são algumas das ações desta semana. Para isso, os organizadores contam com a parceria do Grupo Pão de Açúcar, além de bares e restaurantes.

No ano passado, estas ações atingiram dois milhões de pessoas em todo país e aumentaram as vendas de ovos em até 30% no Grupo Pão de Açúcar. Para este ano, a expectativa é resultado ainda melhor, prevê o Diretor do Instituto Ovos Brasil e membro da comissão organizadora da campanha da Semana do Ovo 2013, José Roberto Bottura. “Devemos atingir um público ainda maior em função de novos parceiros que aderiram ao projeto neste ano”.

Consumo 

Aumentar o consumo de ovos no país é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva. A combinação da falta de conhecimento com uma série de mitos sobre este alimento desestimula seu consumo e coloca o Brasil entre os menores consumidores do mundo. Para se ter uma ideia, o consumo per capita médio do brasileiro no ano passado foi de 164 ovos contra a média mundial de 210 ovos por habitante em 2012. No México, o maior consumidor mundial, este numero foi de 360 ovos por habitante ao ano. A meta é atingir, no país, um consumo médio de 208 ovos por habitante, o que significa quatro ovos por semana, até 2016.

Para isso, a Semana do Ovo representa hoje a maior mobilização da avicultura de postura hoje, apostando na informação qualificada e divulgação de pesquisas científicas que comprovam os benefícios deste alimento. “Promover o consumo de ovos é importante para melhorar a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ele representa 20% das nossas necessidades diárias, além de ser rico em vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média”, defende o Diretor do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer.

Apesar de o Dia Mundial do ovo ser celebrado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, esta campanha ganhou importância no Brasil e teve sua abrangência ampliada desde o ano passado, quando começou a comemoração da Semana do Ovo. A Semana do Ovo neste ano será de 7 a 11 de outubro, quando haverá uma maior concentração nas ações. Entretanto, o inicio da celebração será na última semana de setembro e suas ações serão estendidas ao longo de todo o mês de outubro. Outras informações sobre a Semana do Ovo podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br ou na página da campanha no Facebook www.facebook.com/semanadoovobrasil.    
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink