CI

Começa hoje vacinação contra aftosa no RS


Começa oficialmente hoje (02/01) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A largada nos trabalhos acontece nos 235 municípios da região Centro-Sul, localizados abaixo de Santa Maria, onde a vacinação se estende ao longo de janeiro. Nos demais 262 municípios, a imunização acontece de 1O a 29 de fevereiro.

As vacinas antiaftosa serão aplicadas em aproximadamente 13,6 milhões de bovinos e bubalinos, o que corresponde ao rebanho gaúcho. A divisão da campanha de vacinação em duas etapas foi feita para facilitar o deslocamento dos técnicos do Departamento de Produção Animal (DPA), que farão a aplicação das doses, além de ser uma solicitação dos produtores. Segundo o coordenador do Serviço de Combate à Febre Aftosa (Secofa) do DPA, Antônio Ferreira Netto, os produtores rurais da região Norte do Estado têm dificuldade para conciliar atividades agrícolas com a campanha de vacinação. "A expectativa é imunizar 95% do rebanho bovino", diz Ferreira.

Os produtores não enquadrados nas normas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) devem procurar as inspetorias veterinárias e zootécnicas em janeiro ou fevereiro, de acordo com a região, para retirar a autorização de compra da vacina. Aproximadamente 100 mil criadores enquadrados no Pronaf (com no máximo 50 cabeças de gado) devem se dirigir à inspetoria veterinária do respectivo município para receber gratuitamente as doses. Para eles, o governo do RS doará 4 milhões de vacinas.

No período da campanha de vacinação, o trânsito de animais será liberado para o gado adulto após sete dias de vacinação. Para os terneiros, a Guia de Trânsito Animal (GTA) sairá apenas após 15 dias da data de vacinação. Já os animais destinados para abate serão liberados sem vacina até o dia 15 de janeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.