CI

Começa oficialmente a safra de arroz 2013/14 no RS

Abertura Oficial do Plantio do Arroz foi neste sábado, em Mostardas


Abertura Oficial do Plantio do Arroz foi no sábado, em Mostardas
 
Os rizicultores gaúchos, responsáveis por 65% da produção nacional, oficialmente deram início à safra de arroz 2013/14 no sábado (5/10), em Mostardas (RS). Numa promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares foi realizada a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, com a presença de produtores, técnicos, políticos, líderes setoriais e a comunidade regional. A lavoura semeada no sábado, com uma dezena de autoridades sobre a plantadeira, será colhida no dia 22 de fevereiro, no encerramento da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.


Na ausência dos representantes do governo federal, a cadeia produtiva elaborou uma pauta de demandas que serão tratadas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Governo do Estado nos próximos dias. Entre elas, a rápida definição da política de comercialização até a safra, ampliação das mudanças na legislação tributária estadual para o setor e investimentos do Estado no Instituto Rio Grandense do Arroz e na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). A postura do governo federal em controlar inflação limitando preços ao produtor, enquanto há aumentos significativos nos insumos também mereceu críticas.

Uma das boas notícias foi a confirmação da modernização do terminal portuário da Cesa, em Rio Grande (RS), utilizado exclusivamente para arroz. Serão investidos perto de R$ 900 mil na ampliação da capacidade de armazenagem, de carregamento dos navios e descarregamento dos caminhões, além de guindá-lo à condição de depósito alfandegário. O Irga também anunciou investimentos em estrutura de pesquisas e a contratação pesquisadores aprovados em concurso público.

Cerca de 400 pessoas participaram da programação técnica e setorial no Parque de Exposições Zé Terra Machado, do Sindicato Rural de Mostardas, formada pelos pronunciamentos políticos, três palestras técnicas sobre diversificação de culturas em terras de arroz, irrigação e plantio direto. Após a solenidade simbólica de plantio, foi servido um arroz-de-carreteiro pela equipe do Irga. Estiveram presentes no evento, entre outras autoridades, o presidente do Irga, Cláudio Pereira, que representou o governador Tarso Genro, os deputados federais Jerônimo Goergen (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Francisco Schardong, que também representou a Federação da Agricultura e Pecuária do RS (Farsul), o presidente da Cesa, Márcio Pilger, e o presidente do Sindicato Rural de Mostardas, Janio Cardoso dos Santos.


O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, destacou a expressiva presença de produtores da região e de líderes setoriais que consolidaram uma posição de unidade nas demandas, formando uma pauta proativa para os próximos debates. Também enfatizou a importância do setor reduzir seus custos, qualificar a gestão da propriedade e da comercialização e fortalecer suas entidades no sentido de buscar junto aos governos federal e estadual soluções para problemas além das porteiras. Alexandre Velho, presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares e o prefeito de Mostardas, Alexandre Lopes, destacaram o envolvimento da comunidade com o evento e convidaram os presentes para participarem, de 20 a 22 de fevereiro de 2014 da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.