Começa safra de melancia em Arroio dos Ratos/RS
CI
Agronegócio

Começa safra de melancia em Arroio dos Ratos/RS

A expectativa para a safra deste ano é que a produtividade se mantenha dentro do esperado, ou seja, que chegue a patamares acima de 25 toneladas por hectare
Por:
Em Arroio dos Ratos, os 34 produtores de melancia deverão colher, neste ano, mais de 13.600 toneladas da fruta. A expectativa para a safra deste ano é que a produtividade se mantenha dentro do esperado, ou seja, que chegue a patamares acima de 25 toneladas por hectare. Esta produtividade se manteve em razão de condições climáticas (calor e baixa umidade) que favoreceram o desenvolvimento das plantas. No entanto, o ciclo está sendo acelerado e aquelas lavouras que não receberam irrigação têm desenvolvimento foliar menor.


Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar em Arroio dos Ratos, Vitório Maia, este não é mais o município do Estado com a maior produção, mas se mantém numa posição estratégica para a comercialização já que os compradores instalam pontos de compra e logística na cidade até que a safra inicie na região de Bagé. “Isto faz com que um mínimo de 80% da melancia cultivada acabe sendo exportada para outras regiões do Brasil”, destaca.


Maia salienta que 65% destes 34 produtores possuem áreas em outros municípios como Encruzilhada do Sul, Minas do Leão, Pantano Grande, Rio Pardo e Bagé. “Depois de colher a safra em Arroio dos Ratos, eles se deslocam para fazer a colheita dos frutos que amadurecem mais tarde em virtude das condições de solo e clima”, completa o Agrônomo.


Há expectativa de boa comercialização do produto colhido até o dia 5 de dezembro. Após, a tendência é queda nos preços, pelo aumento da oferta.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.