Começo de mês auspicioso na exportação de carne de frango

Frango

Começo de mês auspicioso na exportação de carne de frango

Dizer que o mês de dezembro começou de forma auspiciosa para as exportações de carne de frango é pouco
Por:
34 acessos

Dizer que o mês de dezembro começou de forma auspiciosa para as exportações de carne de frango é pouco. Pois, afinal, o volume médio diário embarcado nos cinco primeiros dias úteis do mês (um quarto do total de 20 dias úteis) atingiu marca - 20.590 toneladas –até aqui apenas superada nos cinco primeiros dias de julho.

Mas... devagar com o andor. Pois, como observou o AviSite na semana passada, o fraco resultado observado na última semana de novembro podia ser resultado de um fechamento antecipado dos embarques pela SECEX/MDIC, “o que virá à tona quando forem divulgados os resultados da primeira semana de dezembro”. Assim, como já havia ocorrido em julho passado, os primeiros resultados do corrente mês podem, novamente, estar superdimensionados.

De toda forma, aceitos os números ontem divulgados pela SECEX/MDIC, o volume embarcado na primeira semana de dezembro representa, pela média diária, aumentos de 38,83% sobre as 296,6 mil toneladas de novembro passado e de 39,29% sobre as 295,6 mil toneladas de dezembro de 2017. 

Tais índices, mantidos nos 15 dias úteis restantes do ano, conduzirão a um embarque de aproximadamente 412 mil toneladas, volume mensal até aqui superado, apenas, pelas 438,2 mil toneladas de julho passado (e que, como se sabe, embutem volumes não contabilizados do mês anterior).

A esta altura do ano, só um fato é certo: nos primeiros 237 dias úteis de 2018 (de um total de 252 dias úteis) foram embarcadas perto de 3,6 milhões de toneladas de carne de frango in natura - média diária de 15.161 toneladas. Isto, projetado para os 252 dias úteis, sinaliza volume anual pouco superior a 3,820 milhões de toneladas, 3% a menos que em 2017, quando os embarques ficaram próximos de 3,946 milhões de toneladas. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink