Começou a colheita da soja 2011/2012
CI
Agronegócio

Começou a colheita da soja 2011/2012

Até o final da terceira semana de janeiro, a colheita atingiu 2,6% da área plantada no Mato Grosso
Por:
Até o final da terceira semana de janeiro, a colheita da soja atingiu 2,6% da área plantada no Mato Grosso em 2011/2012. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a cultura ocupou 6,98 milhões de hectares nesta temporada.

A expectativa é de que sejam colhidas 22,16 milhões de toneladas de soja no estado.

Os trabalhos evoluíram 1,4 ponto percentual na comparação com a semana passada. Pouco, em função das chuvas que têm dificultado a colheita.

Na comparação com o mesmo período da safra anterior, no entanto, a colheita está ligeiramente adiantada. Em janeiro de 2011, 1,3% da soja 2010/2011 havia sido colhida no estado.

Na medida em que a soja é colhida, o milho safrinha é semeado.

O IMEA estima uma área de 2,2 milhões de hectares de milho de segunda safra no estado em 2011/2012. Um aumento de 25,8% em relação à safra passada.

Inclusive, a maior demanda por sementes de milho nesta temporada tem gerado atrasos nas entregas do insumo aos agricultores.

No Paraná e no Rio Grande do Sul, a colheita da soja e do milho de verão teve início. Os trabalhos devem se intensificar nas próximas semanas.

MILHO: OFERTA E DEMANDA NA TEMPORADA

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estima um consumo de 50,0 milhões de toneladas de milho no Brasil em 2011/2012.

A produção interna está estimada em 59,2 milhões de toneladas, mas este número deve ser revisado para baixo nos próximos relatórios.

Este volume, somado aos estoques de passagem, de 9,5 milhões de toneladas, e às importações, estimadas em 500 mil toneladas, resultaria em uma oferta de 69,2 milhões de toneladas do grão no Brasil nesta temporada.

Isto significa que o país precisa exportar pelo menos 9,2 milhões de toneladas de milho para manter os estoques finais próximos de 10,0 milhões de toneladas.

Em 2011, o Brasil exportou 9,5 milhões de toneladas.

E sabe quem foi o principal importador do milho brasileiro? O Irã.

O país comprou aproximadamente 1,9 milhão de toneladas do grão, ou 20,1% do total embarcado.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.