CI

Comércio exterior está travado

Representante comercial dos EUA, Ron Kirk, é esperado no encontro de três dias em Bali


São Paulo - Dezenove grandes países agrícolas, incluindo Brasil, Austrália e África do Sul deram início a conversações em Bali ontem com o propósito de impulsionar o combalido comércio internacional. Além de pretender destravar a Rodada de Doha, o Grupo Cairns de Nações, responsável por mais de 25% das exportações agrícolas do mundo, também mira os subsídios de laticínios dos EUA e da Europa.

Apesar do aprofundamento da crise econômica global aumentar a pressão por protecionismo, há esperança de que as condições políticas para um acordo de comércio mundial estejam melhorando.

O representante comercial dos EUA, Ron Kirk, é esperado no encontro de três dias em Bali, assim como autoridades da União Européia e da Índia.

Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) também é esperado no evento.

"Não podemos concluir Doha a menos que tenhamos uma combinação de trabalho técnico sendo feito para resolver as questões muito difíceis e extraordinárias e a vontade política para impulsioná-la", disse Simon Crean, ministro do comércio australiano.

"Espero que este encontro reintroduza a vontade política", acrescentou Crean. (Agência Globo)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.