CI

Comissão de agricultura é disputada entre vereadores

Cinco parlamentares manifestaram interesse em compor grupo formado por apenas três membros


Se as vagas para compor a 'Comissão de Agricultura, Meio Ambiente e Obras' da Câmara de Vereadores, normalmente, são disputadas, em ano eleitoral, ela se acirra. A escolha dos membros das comissões ocorreu no final da tarde de segunda-feira, 15, e teve cinco vereadores interessados. Celso Krämer (PTB), Gerson Ruppenthal (PDT) e Rudemar Glier (PMDB) foram os três vereadores escolhidos, através de votação, para compor o grupo que vai coordenar os trabalhos da tematica ao longo de 2016.
 

A Comissão é uma espécie de vitrine, já que desenvolve um dos trabalhos mais atuantes junto a comunidade, principalmente, aos agricultores devido a promoção de audiências públicas ligadas, muitas vezes, a assuntos como o tabaco. Além disso, também aborda questões relacionadas a infraestrutura, fato que também proporciona um contato mais próximo das demandas cotidianas da população. O trabalho garante reconhecimento junto a população, ao longo do mandato e, neste período, o espaço é ainda mais almejado - com a proximidade do período eleitoral, quando o contato com a população, através da defesa de bandeiras - como agricultura e infraestrutura, se torna ainda mais importante.

A composição da comissão foi a última a ser definida pelos parlamentares. O vereador Vilson Gauer (PT) foi indicado pelo líder do partido, José Cândido Faleiro Neto (PT) para compor uma das vagas da comissão, ao mesmo tempo, Gerson Ruppenthal (PDT), Celso Krämer (PTB) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) também já haviam mainifestado interesse. Em seguida, Rudemar Glier (PMDB), também colocou seu nome a disposição. Com o ingresso do peemedebista na disputa Ana Cláudia abriu mão da tentativa de fazer parte da composição. Restaram quatro nomes e, a definição, ocorreu através de uma votação entre os parlamentares que acabou em empate entre dois parlamentares. Uma nova eleição aconteceu entre os dois vereadores que empataram e Gauer acabou fora da comissão.

PRESIDÊNCIA
Na reunião do início desta semana houve a definição dos membros de cada comissão. A definição da presidência e vice das comissões permanentes ocorrem na segunda-feira, 22, quando cada uma se reune individualmente.

 

Composição das comissões

Comissão de Constituição e Justiça
Eduardo Kappel (PP)
Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)
Telmo Kist (PDT)

Comissão de Orçamento e Finanças
Rudemar Glier (PMDB)
Cleiva Giovanaz Heck (PDT)
Gerson Ruppenthal (PDT)

Comissão de Ética Parlamentar
Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)
José Arnildo Camara (PTB)
Cândido Faleiro (PT)

Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo
Helena da Rosa (PMDB)
João Luiz da Silva(PPS)
Jarbas da Rosa (PDT)

Comissão de Saúde, Cidadania e Assistência Social
Jarbas da Rosa (PDT)
Vilson Gauer (PT)
Hélio Artus (PDT)

Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços
Rudemar Glier
Gerson Ruppenthal
Celso Krämer

 

Vereador questiona a proporcionalidade
O vereador Celso Krämer questionou a legalidade da escolha dos membros. Para o parlamentar o regimento interno da Câmara de Vereadores foi rasgado na tarde de sexta-feira. Ele afirma que durante a escolha não foi levado em consideração a proporcionalidade dos partidos. 'Vou fazer uma consulta ao IGAM para verificar como deve ser a proporcionalidade de partidos na composição das comissões', disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.