CI

Comissão europeia elogia controle da carne no Brasil

Comissão europeia elogia controle da carne no Brasil


Relatório aponta melhorias, mas ainda cobra mudanças na certificação
Praticamente um ano e meio após o episódio do embargo europeu à carne produzida no Brasil, uma boa notícia chega aos pecuaristas e ao governo brasileiro. A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), considera que os controles feitos pelo Brasil “melhoraram significativamente”.

No relatório publicado ontem consta ainda que, em geral, a vigilância das cargas exportadas ao mercado comunitário é satisfatória. Ou seja, os inspetores concluíram que os sistemas vigentes permitem que a carne ofereça as garantias requeridas pela UE. Mas, no entanto, recomenda às autoridades brasileiras corrigir deficiências “menores” relacionadas à certificação. O funcionamento das certificadoras e das bases de dados precisaria de algumas melhorias para aumentar a “credibilidade e a eficácia dos controles”.

As considerações são resultado de uma inspeção do Escritório de Alimetação e Veterinária da UE realizada no Brasil em janeiro e em fevereiro deste ano. O objetivo da missão dos especialistas comunitários foi avaliar as medidas que as autoridades brasileiras tinham tomado para cumprir as recomendações da UE.

O Brasil é o país que vende mais carne bovina ao bloco europeu: foram 69,866 mil toneladas em 2008.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.