CI

Comissão mista vota hoje relatório da MP que renegocia dívidas rurais

MP precisa ser votada até 12 de outubro para não perder a validade


MP precisa ser votada até 12 de outubro para não perder a validade

O relatório da comissão mista que analisa a medida provisória da renegociação de dívidas rurais pode votar hoje o parecer do relator, deputado Júlio César (PSD-PI). A reunião será às 12 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. O relatório ainda não foi divulgado. Inicialmente, a votação estava prevista para hoje, mas a reunião foi cancelada por falta de quórum.

Júlio César afirma que a renegociação vai beneficiar os agricultores do Nordeste que pegaram empréstimo rural, mas não conseguiram pagar por causa da seca. São 800 mil produtores nessa situação. O relator diz que a pressão é para que se permita a renegociação com descontos também para os agricultores do Norte e Centro-Oeste. Isso vai depender de um posicionamento do Ministério da Fazenda.

Esta é a segunda medida provisória discutida neste ano no Congresso Nacional que trata da renegociação e desconto na dívida de agricultores. Na primeira, deputados e senadores aprovaram o perdão de dívidas até R$ 10 mil, mas toda a parte que tratava de crédito agrícola foi vetada pelo presidente interino Michel Temer, quando o texto foi transformado em lei. Em seguida, o Governo mandou uma outra medida provisória específica sobre a renegociação de dívidas rurais, mas sem previsão de qualquer tipo de anistia.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.