CI

Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo aprova nove cultivares


O encerramento da 36ª Reunião da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo e Seminário Técnico do Trigo aconteceu na tarde desta quarta-feira (07-04), na Embrapa Trigo de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O destaque da reunião foram as novas tecnologias para trigo e triticale que passam a fazer parte das indicações técnicas da Comissão.

A Embrapa Trigo lançou no seminário quatro novas cultivares: BRS Camboim, BRS Canela, BRS Guatambu e BRS Tarumã, além da aprovação de extensão da indicação de uso da BRS 220 para o estado de Santa Catarina. A Fundacep lançou os trigos Fundacep 46, Fundacep 47 e a cultivar de triticale Fundacep 48. A cultivar de trigo Safira foi lançada pela OR Sementes. A Comissão Sul-Brasileira aprovou ainda o trigo da Coodetec CD 114, e a indicação de uso dos CD 110 e CD 111 para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na subcomissão de solos foi registrada a presença de biótipos de azevém e nabo forrageiro resistentes a herbicidas. Outro destaque foi a determinação do Comunicado Técnico da Embrapa nº 8 (1999) como indicação para práticas de terraceamento e conservação do solo. “A subcomissão de solo permaneceu um tempo relativamente longo sem efetuar modificações nas indicações técnicas oficiais, mas agora aparecem alterações importantes, como variações nas recomendações do uso de potássio e nitrogênio, fundamentais para a cultura do trigo”, comenta o coordenador da reunião, Gilberto Cunha.

Na entomologia, grupo voltado ao controle de pragas, surge a indicação do Fenix (carbossulfan) para controle de Coró em trigo, recomendando o tratamento ainda na semente.

Com o objetivo de agilizar o acesso dos setores interessados nas resoluções finais da reunião, a Comissão decidiu disponibilizar as indicações em versão on line ainda na próxima semana. Os dados poderão ser acessados no site da Embrapa Trigo, através do endereço www.cnpt.embrapa.br.

A publicação com as recomendações oficiais da Comissão Sul-Brasileira deverá estar pronto no período de um mês. Um última sugestão apresentada no encerramento do evento indica uma antecipação da 37ª edição da reunião para o mês de março de 2005, que deverá ser realizada em Cruz Alta (RS) com o objetivo de disponibilizar as decisões da comissão antes do preparo para o plantio de trigo no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.