CI

Comissões do Congresso discutem fim de descontos para cooperativas rurais

Os parlamentares explicam que as cooperativas de distribuição de energia são responsáveis pela luz que chega todos os dias à casa de milhares de brasileiros.


As comissões de Minas e Energia, e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal discutem, amanhã, o fim dos descontos na compra de energia concedidos às cooperativas de eletrificação rural. “Quando tratamos de distribuição de energia elétrica, alguns pontos chamam à atenção em relação ao interior do País, principal foco de atuação das cooperativas de eletrificação rural”, afirmam em requerimento os deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Edinho Bez (PMDB-SC), que pediram a realização desse debate.

Os parlamentares explicam que as cooperativas de distribuição de energia são responsáveis pela luz que chega todos os dias à casa de milhares de brasileiros, em mais de 600 municípios do País. Essas cooperativas, segundo Moreira e Bez, têm potencial para ampliar sua área de atuação, desde que seja dado o adequado tratamento regulatório às suas atividades. 

Os deputados reclamam, no entanto, que, nos últimos anos, o setor tem sofrido com um marco regulatório desfavorável. Eles lembram que, em março deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu retirar os descontos concedidos às cooperativas de eletrificação na compra de energia a uma fração de 25% ao ano. Com o fim dos descontos, o setor estima entre outros impactos: o fechamento de parcela significativa das cooperativas de infraestrutura do País; perda de capilaridade e precarização da oferta de energia em diversos municípios e expressiva queda de competitividade dos produtores rurais nas regiões Sul e Sudeste. As informações são da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.