CI

Como a gestão digital pode aumentar a produtividade?

O levantamento foi feito no município de Rio Verde (GO), durante a safra 2020/21, em uma área de 80 hectares


Foto: Pixabay

O uso de softwares e ferramentas digitais de gestão de fazendas otimizam a produção, reduzem custos e elevam a produtividade da cultura da soja. Segundo pesquisa conduzida pela consultoria agronômica Fertigeo, na área com o manejo Farmbox a produtividade foi de 81,2 sacas por hectare, enquanto na parcela vizinha o produtor colheu 16 sc/ha a menos (20%).

O levantamento foi feito no município de Rio Verde (GO), durante a safra 2020/21, em uma área de 80 hectares e comparou o manejo Farmbox - baseado nas boas práticas agronômicas incluindo o uso do aplicativo para registro dos dados e gestão das operações agrícolas, com o manejo do produtor – que tem como prática a calendarização das aplicações de defensivos e não utiliza ferramentas digitais.

De acordo com o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli, além da elevação da produtividade, o manejo Farmbox obteve melhores controle de percevejos e qualidade de sementes. “O último monitoramento de pragas foi realizado com a soja em R7.2 e o número de percevejos em média foi de 0,4 na parcela Farmbox e 1,75 na parcela do produtor. Em relação às sementes, por meio do teste de tetrazólio, verificou-se uma maior porcentagem de grãos com dano de percevejo na área do produtor (8,21%), enquanto a parcela Farmbox apresentou apenas 2,09%”, explica.

O Farmbox é uma plataforma completa de gestão de fazendas, que compila dados e informações de campo como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra.

informações da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.