Como a pulverização pode trazer economia de até 25%
CI
Imagem: AgrolinkFito
TECNOLOGIA

Como a pulverização pode trazer economia de até 25%

Software regula e controla a aplicação de insumos de forma inteligente, reduzindo uso de defensivos
Por: -Aline Merladete

O combate a plantas invasoras, pragas e doenças é uma etapa fundamental para a produtividade da lavoura. No entanto, se o processo não for eficiente, pode prejudicar a plantação e ainda gerar o desperdício de insumos. Nesse cenário, tecnologias voltadas ao controle de pulverização se popularizam cada vez mais entre produtores que querem garantir economia e uma boa aplicação de agroquímicos e nutrientes.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, o avanço da agricultura de precisão tem contribuído com o desenvolvimento de produtos eficazes para um maior e melhor controle de diversas etapas da operação agrícola, inclusive a pulverização. Segundo a pesquisa The Environmental Benefits of Precision Agriculture in the United States, desenvolvida por associações americanas, a agricultura de precisão na pulverização já reduziu em cerca de 9% o uso de herbicidas nos Estados Unidos, o que significa que mais de 30 milhões de libras de herbicidas foram evitadas com essa tecnologia.

O presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve e fornece soluções digitais para o campo, Bernardo de Castro, ressalta que como a compra de herbicidas, inseticidas e fungicidas pesa no bolso, essa certeza de que os defensivos agrícolas serão utilizados no alvo e na quantidade ideal faz toda diferença para a lucratividade. O HxGN AgrOn Controle de Pulverização, produto desenvolvido pela divisão de Agricultura da Hexagon com essa finalidade, por exemplo, resulta em uma economia de até 25% para os produtores. A marca é alcançada tanto pela redução da quantidade de insumos utilizados, como pela diminuição do tempo de trabalho e, consequentemente,  do combustível necessário para o serviço.

Isso acontece porque a tecnologia reduz a sobrepassagem na aplicação dos insumos, promovendo um desligamento automático de seção de pulverização nessas situações. Além disso, ela controla todo fluxo aplicado, garantindo a dosagem ideal de defensivos mesmo quando a velocidade das máquinas agrícolas varia.  O produto é configurado para acionar um alarme quando a operação está fora da faixa compatível do bico selecionado ou da faixa de velocidade de trabalho. A administração automatizada também tem um grande impacto na produtividade das lavouras. “Em um cultivo de grande escala, como o da soja, é o controle da pulverização que permite que os defensivos sejam bem distribuídos por toda a área de forma inteligente, sem excesso, mas também sem falhas de aplicação”, reforça Bernardo. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink