CI

Como acertar na semeadura de tabaco?

Orientadora Agrícola dá dicas de como produzir uma muda de qualidade


Muitos produtores colheram a safra de tabaco não faz muito tempo e outros ainda estão finalizando o preparo no galpão e comercialização. Mas já é hora de planejar a próxima safra, com a semeadura de novas mudas. Nos três estados do Sul do Brasil são cerca de 150 mil produtores e em setes estados do Nordeste são cerca de 10 mil, com produção total de mais de 700 mil toneladas. 

A Orientadora Agrícola da Souza Cruz, Simone Liebl Kwitschal, orienta os produtores integrados da companhia sobre as melhores práticas de produção, gestão e sustentabilidade. No momento inicial da safra, ela destaca a importância do planejamento para o sucesso do cultivo do tabaco e do uso da tecnologia para melhores resultados. Confira a entrevista:
 
 Portal Agrolink: estamos na época da semeadura do tabaco. O que o produtor deve observar?
Simone Kwitschal:
neste momento inicial é fundamental que o produtor faça o planejamento de sua safra, programando o passo a passo de todas as atividades da cultura do tabaco, a fim de atingir um bom resultado.

Portal Agrolink: como deve ser o preparo do canteiro?
Simone Kwitschal:
 essa é uma das etapas mais importantes do negócio, por isso, o produtor deve escolher um bom local para a confecção dos canteiros, com fácil acesso à água de boa qualidade. O local precisa ser ventilado, ensolarado e estar na posição leste/oeste,além de ser protegido de ventos fortes. Importante reforçar que ele não deve ser construído próximo de nascentes e cursos de água ou de encostas e baixadas. Além disso, o produtor deve manter o local dos canteiros cercado, evitando assim a entrada de animais e pessoas não autorizadas. Esses cuidados auxiliarão na produção de mudas de excelente qualidade.
 
Portal Agrolink: como escolher o tipo de substrato e semente?
Simone Kwitschal:
Depois de planejados e confeccionados os canteiros, seguimos para a próxima etapa. A preparação das bandejas para receber as sementes também demanda de uma atenção especial, sendo que a semeadura deve ocorrer em torno de 60 a 70 dias antes do plantio. Existem vários tipos de substratos, cada um precisa de um preparo diferente conforme descrito na embalagem. Por isso, o produtor deve ficar atento e, quando for necessário, adicionar água ao substrato no dia anterior. Essa atividade tem a função de homogeneizá-lo antes do uso. Depois, o produtor deve preencher as bandejas, retirando os excessos. Na sequência, marcar as bandejas com a “bandeja marcadora”, formando uma cavidade no substrato para receber a semente. Não há necessidade de cobrir a semente para obter reservas, semeando 50% das bandejas com duas sementes, ou se preferir poderá utilizar sementes nuas em duas bandejas por canteiro. Esse processo é realizado para substituir aquelas sementes que não germinaram, chamado de repique ou desbaste, quando será realizada a revisão das bandejas, verificando quais sementes não germinaram e substituindo-as com as mudas excedentes. Isso ocorre normalmente 15 – 20 dias após a semeadura.
 
Portal Agrolink: como deve ser feita a adubação inicial?
Simone Kwitschal:
a adubação no canteiro deve ser realizada com adubo solúvel em água, a partir da germinação, na ocasião em que a planta atinge o primeiro par de folhas definitivas, sendo repetido em um período de 15 a 20 dias.
 

Portal Agrolink: qual o cuidado para evitar limo?
Simone Kwitschal:
durante o período em que as mudas estão no canteiro, é necessário adotar uma série de práticas, de modo a prevenir pragas e doenças, reduzindo a utilização de produtos químicos. Essa prevenção se faz por meio de cuidados, como, por exemplo, colocação dos canteiros em local adequado, ventilado, com presença de sol, utilização de bandejas plásticas, leito dos canteiros com pouca água, bandejas desinfestadas, fazer o manejo de cobertura de forma adequada, mantendo as laterais do plástico suspensas em torno de 25 a 30 cm e baixar em condições extremas de chuvas e frio. Essas práticas ajudarão a evitar várias doenças, inclusive o limo. Caso ainda ocorra a incidência desse e outros males, aconselha-se o uso de produtos recomendados para o controle, sempre conforme o receituário agronômico.

Portal Agrolink: como deve ser feita a adubação inicial?
Simone Kwitschal:
no momento do registro da safra, o orientador e o produtor junto com sua família discutem e fazem o planejamento da safra, pois cada produtor tem sua realidade, escolhendo uma variedade que atenda as peculiaridades da propriedade e da região.
 
Portal Agrolink: deixe uma dica final aos produtores.
Simone Kwitschal
: sempre gosto de lembrar a meus produtores que o planejamento é tudo para qualquer negócio, então se você ainda não está habituado a isto, hoje é um bom dia para começar, aliás, qualquer dia é bom, desde que planeje. Cada dia mais a propriedade rural deve ser vista como empresa rural, e fazer uma boa gestão é fundamental para a continuidade do negócio por várias gerações. Cada vez mais o produtor deve valorizar a sustentabilidade na sua propriedade, fortalecendo o pilar econômico, com maior qualidade e produtividade, otimizando os recursos disponíveis e viáveis. No pilar ambiental, importante fazer a gestão sustentável dos recursos naturais e no tripé social, cuidar sempre das pessoa. Hoje as tecnologias e o conhecimento estão disponíveis para todos, aproveitem para usá-los a seu favor e melhorar a produtividade. Por fim, o produtor deve sempre buscar as oportunidades dentro de sua realidade e criar sua história de sucesso.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.