CI

Como as chuvas afetam as pastagens no Rio Grande do Sul

Diversidade das pastagens no RS"


Foto: Sheila Flores

O estado das pastagens no Rio Grande do Sul tem sido influenciado pelo padrão de chuvas, resultando em uma variedade de cenários em diferentes regiões. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, enquanto algumas áreas desfrutam de boa produtividade, outras enfrentam desafios devido à restrição hídrica.

Na região administrativa de Bagé, a oferta forrageira do campo nativo foi reduzida devido a chuvas escassas, levando a um crescimento estagnado e perda de qualidade. Em contrapartida, em Caxias do Sul, as pastagens perenes de verão mantiveram boa produtividade graças às chuvas recentes.

Em Erechim, as pastagens perenes de verão continuam produtivas, mas se aproximam do final do ciclo, enquanto algumas áreas estão sendo preparadas para receber sementes de pastagens anuais de verão. Em Ijuí, as pastagens têm crescido vigorosamente devido ao aporte de umidade do solo.

Já em Passo Fundo, as pastagens oferecem oferta satisfatória de alimentos volumosos, mas o crescimento das espécies anuais de verão desacelerou devido à proximidade do término do ciclo. Muitos produtores já estão buscando sementes de espécies anuais de inverno, com oferta limitada e preços mais baixos em comparação ao ano anterior.

Nas regiões de Pelotas e Santa Maria, as chuvas favoreceram o rebrote das pastagens perenes, mantendo uma boa produção de forragem. Porém, os produtores estão preocupados com os elevados preços das sementes de pastagens de inverno.

Em Santa Rosa, as pastagens estivais têm se desenvolvido bem devido às chuvas e temperaturas elevadas. Os produtores estão utilizando roçadeiras para manejar as áreas de pastagens e evitar o avanço para o estádio reprodutivo.

Em Soledade, as pastagens anuais e perenes de verão oferecem produção e qualidade adequada, exceto em áreas com restrição hídrica, como em Alto Alegre.

Essa diversidade de condições reflete a importância do manejo cuidadoso das pastagens para garantir o suprimento de alimentos para o gado em todo o estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.