CI

Como besouros da batata vencem os pesticidas?

Besouro é bastante prejudicial nos Estados Unidos, mas atinge vários países


Foto: Eliza Maliszewski

Em um estudo inédito, liderado pela Prof. Yolanda Chen na Universidade de Vermont (UVM), a equipe de pesquisa mostra que as mudanças epigenéticas, passadas para as novas gerações, podem resolver o paradoxo da rápida resistência aos pesticidas pelos infames Besouro da batata do Colorado. Por mais de 150 anos, o besouro da batata do Colorado conseguiu superar quase todos os pesticidas lançados em seu caminho. 

Nativo das Montanhas Rochosas, o besouro da batata do Colorado agora se espalhou por muitas partes do mundo, comendo folhas de batata, custando milhões aos agricultores. O estudo da Universidade de Vermont esclarece como esses insetos se tornam resistentes tão rapidamente. 

A era moderna dos pesticidas começou na década de 1860, quando os fazendeiros do Meio-Oeste começaram a matar esses besouros borrifando-os com uma tinta chamada Paris Green, que continha arseniato de cobre. Os besouros logo superaram aquele veneno, assim como o arseniato de chumbo, o mercúrio DDT e o dieldrin - e mais de cinquenta outros pesticidas. No início, com qualquer novo produto químico, muitos besouros são mortos - mas nenhum deles dura muito. Os besouros desenvolvem resistência, geralmente dentro de alguns anos, e continuam a mastigar alegremente seu caminho através de vastos acres de batatas em fazendas e jardins ao redor do mundo. 

Para se defender dos pesticidas, sugere a nova pesquisa, o besouro pode não precisar alterar seu código genético subjacente. Em vez disso, a equipe descobriu que os besouros respondem alterando a regulação de seu DNA, ativando ou desativando certos genes em um processo chamado “metilação do DNA”. 

Essas chamadas mudanças epigenéticas permitem que os besouros aumentem rapidamente os mecanismos de defesa biológica - talvez colocando em ação genes já existentes que permitem ao besouro tolerar uma ampla gama de toxinas encontradas nas plantas de batata. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.