Como evoluiu o preço das carnes exportadas nos últimos dois anos
CI
Agronegócio

Como evoluiu o preço das carnes exportadas nos últimos dois anos

A carne de frango, em algumas ocasiões, registrou variação da ordem de 30%
Por:
Nos 24 meses decorridos desde fevereiro de 2010, o preço das carnes exportadas pelo Brasil chegou a apresentar incremento dos mais significativos. A carne bovina, por exemplo, em parte do segundo semestre do ano passado obteve no mercado internacional preço médio quase 50% superior ao registrado dois anos atrás, no mês de fevereiro. A carne de frango, em algumas ocasiões, registrou variação da ordem de 30%, mesmo nível máximo atingido pela carne bovina, mas, neste caso, em apenas uma ocasião.


Porém, os últimos meses não têm sido tão alvissareiros, pois as três carnes enfrentam retrocesso nos preços internacionais. A carne bovina continua em posição mais favorável, porquanto seu último preço se mantinha quase 40% acima daquele registrado em fevereiro de 2010. Já as carnes de frango e suína se encontram em posição mais modesta: o preço médio obtido pela carne de frango no mês passado avançou não mais que 15% nos últimos dois anos, enquanto a variação obtida pela carne suína não chegou a 10%.


Após 24 meses e comparativamente ao que se praticou em fevereiro de 2010, o preço médio da carne bovina foi 30% superior, o da carne de frango 16% e o da carne suína 12%. Não teria sido um mau rendimento se o câmbio tivesse colaborado.



Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink