CI

Como fica o tempo na sexta-feira?

Nesta sexta-feira (27/08) a atuação da frente fria continua provocando chuvas sobre o centro-sul do país


Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira (27/08) a atuação da frente fria continua provocando chuvas sobre o centro-sul do país. Além disso, a massa de ar polar na retaguarda do sistema, avança sobre a região derrubando as temperaturas, ao passo que na parcela central do Brasil, o tempo continua quente e seco. A tendência também mostra uma retomada das chuvas sobre a região norte, ainda de forma isolada e pontual mas aumentando a área de ocorrência. 

Para o final de semana, as instabilidades atmosféricas contribuem para eventos de chuva intensa no noroeste do PR, extremo oeste de SP e sul de MS, com baixa probabilidade para as demais áreas de SP e do PR e do oeste ao leste de MS, onde se espera pancadas de chuva isoladas. Do litoral sul de SP em direção até o oeste de MS, no PR e no nordeste e litoral norte de SC haverá chance de eventos de acumulados de chuva superiores a 50 mm em 24 horas. Na Região Norte ocorrerão pancadas de chuva isoladas em grande parte do PA, do AM, no AC, em RR e no AP, no entanto, no sul de RR, nordeste do AM, norte, litoral e nordeste do PA e no sul do AP e também no noroeste do MA haverá condições termodinâmicas para eventos de chuva intensa em algumas localidades. A formação de uma região de baixa pressão contribuirá para chuva nos dias 29 e 30, de forma isolada, mas que poderá gerar eventos extremos de chuva intensa em MS, em SP, e no sul de MS.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As chuvas lentamente voltam a ocorrer sobre a região norte, para esta sexta-feira a tendência indica que em alguns pontos da parcela central da região poderá ter o registro de pancadas rápidas, isoladas e mal distribuídas, indicando uma mudança no padrão de tempo seco. Apesar disso, os maiores acumulados continuarão concentrados sobre o norte da região, como ao norte do AM, RR, AP e norte do PA. Os termômetros continuam elevados, sobretudo na parcela sul da região e com índices de umidade relativa do ar inferiores aos 20%. 

Região Nordeste
De maneira geral, a tendência aponta para uma diminuição das chuvas sobre o leste do nordeste e concentrando os volumes entre o recôncavo baiano e SE. As chuvas na região continuam com as características de pancadas rápidas e passageiras, sem provocar acumulados expressivos ao final do dia. Ao norte do MA, as chuvas também diminuem, ficando mais isoladas e deslocadas para o noroeste do estado. Nas demais áreas da região nordeste o tempo prevalece firme, quente e seco. 

Região Centro-Oeste
A frente fria continua atuando sobre o sul do MS, e poderá provocar acumulados na ordem dos 40 mm em algumas localidades. Em alguns momentos essas chuvas poderão ser de forte intensidade, acompanhadas de raios e vendavais, provocando acumulados expressivos em um curto período de tempo. As temperaturas caem nesta faixa do estado do MS, mas não há condição para frio. Por outro lado, no estado do MT, GO e DF a codiç?os do tempo prevalece quente e seco. Ao norte do MT há uma pequena condição para ocorrência de pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas. 

Região Sudeste
A atuação da frente fria sobre o sul da região dá condições para a ocorrência de chuvas sobre o sul do estado Paulista e a influência dos ventos no litoral de SP também contribui para chuvas volumosas, deste modo, são esperados volumes expressivos ao sul do estado. No entanto, as chuvas ainda não avançam de forma significativa para o norte. Assim, sobre o norte de SP, MG e ES ainda não há condições para chuvas. Sobre o RJ a circulação marítima poderá favorecer algumas pancadas isoladas, e uma maior cobertura de nuvens. Tempo nublado também sobre o ES e áreas adjacentes no norte de MG. 

Região Sul
Com o céu limpo, ventos calmos e a atuação da massa de ar polar na retaguarda da frente fria, o dia amanhecerá com condições para formação de geadas isoladas e pontuais ao sul do estado gaúcho. Durante a tarde o tempo continua firme sobre o RS e oeste de SC, também com temperaturas amenas. Sobre o norte de SC e PR a frente fria continuará atuando de forma expressiva,  sendo que no norte paranaense há condições para chuvas volumosas que poderão ocorrer em um curto período de tempo e os volumes no final do dia poderão se aproximar dos 40 mm. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.