Como fica o tempo na sua região nesta quarta-feira
CI
Imagem: Arquivo
AGROTEMPO

Como fica o tempo na sua região nesta quarta-feira

Veja a previsão do tempo completa aqui
Por: -Aline Merladete

Nesta quarta-feira (11/08) a frente fria continua atuando sobre o sul do país, promovendo chuvas pontuais. Além disso, na retaguarda do sistema temos a presença de uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas no sul do Brasil, contudo este frio ficará restrito à região. Nas demais áreas do país, o tempo continua sem perspectivas de mudanças. O tempo segue seco e quente na parcela mais central, e as chuvas com uma distribuição irregular ao extremo norte e litoral nordestino.

Na quinta-feira (12/08) as condições de tempo na maior parte do Brasil não terão alterações significativas, pois o padrão de circulação nas partes mais altas da atmosfera, ajuda a manter a estabilidade do ar e o tempo seco em grande parte do interior central do país. Na região sul deverá chover entre o sul e o litoral do PR e o planalto norte e litoral norte de SC, devido à circulação na retaguarda da frente fria, que terá deslocamento pelo litoral e chegará com chuva no sul e litoral de SP, mas sem provocar chuvas expressivas. Na região norte, as instabilidades seguem concentradas mais na faixa norte, novamente sem potencial para chuvas muito intensas e generalizadas. No norte de RR, no AP, no nordeste, litoral e capital do PA e no litoral norte e noroeste do MA o acumulado de chuva poderá ser localmente fortes. No entanto, nas áreas do nordeste, do litoral e parte do leste e do norte do PA, no AP e no noroeste, litoral norte e capital do MA há chance de chuva intensa e isolada, devido a instabilidades mais expressivas. No litoral do nordeste o fluxo de umidade se intensificará e ocorrerá chuva de moderada intensidade nos litorais e zona da mata de PE e da PB, devido também a presença de áreas de baixa pressão atuando em conjunto com os ventos de leste.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte

As chuvas terão uma distribuição bastante irregular sobre a região, ficando mais concentradas no extremo norte, sobretudo ao norte de RR, norte do PA - especialmente na ilha de Marajó - e no AP. Ao norte do AM e metade oeste do AC há condições para chuvas, mas com uma distribuição ainda mais irregular e sem perspectivas de acumulados expressivos. Sobre as demais áreas o predomínio será de sol, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em níveis inferiores aos 20%, particularmente ao norte de RO e sul do AM.

Região Nordeste

O padrão do tempo não terá mudanças expressivas em relação ao dia anterior. As chuvas poderão ocorrer na forma de pancadas no litoral do MA e na forma de pancadas irregulares no interior do CE. Na região do agreste nordestino, entre SE e PB, o dia terá uma maior cobertura de nuvens e chance para chuvas a qualquer momento, mas sem provocar acumulados expressivos. No interior da região e em todo o estado da BA o tempo será seco e com temperaturas elevadas.

Região Centro-Oeste

O padrão dos ventos nas camadas superiores da atmosfera, continuam impedindo a chegada de umidade para a região e também a formação de nuvens carregadas. Desta forma, sobre os três estados e DF o tempo segue seco, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar inferior aos 20%, podendo chegar em níveis críticos em algumas localidades ao norte do MT.  Ao sul do MS, a quarta-feira poderá terminar com temperaturas amenas devido ao avanço da massa de ar polar sobre a região, no entanto o frio será de fraca intensidade. 

Região Sudeste

A aproximação da frente fria poderá provocar uma maior presença de nebulosidade sobre o sul de SP, mas sem perspectivas para chuvas. As chuvas associadas ao sistema poderão ocorrer sobre o sul e leste do estado paulista e sem provocar acumulados expressivos. Nessas áreas a tarde será de temperaturas amenas, ao passo que no oeste do estado e metade oeste de MG a tarde será marcada por temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nos horários mais críticos.  

Região Sul

A massa de ar polar começa a atuar de forma mais expressiva sobre o sul do RS e regiões serranas, com condições para formação de geadas fracas e pontuais ao sul do estado gaúcho. Inclusive, no período da tarde, nessas localidades as temperaturas poderão ser inferiores aos 15°C. Além disso, temos uma frente fria atuando sobre o estado de SC e leste do PR. No entanto, o sistema não tem o suporte de umidade necessário para provocar chuvas expressivas. Assim, os acumulados ficarão mais concentrados na metade leste de SC e com volumes inferiores aos 20 mm. Ao anoitecer as temperaturas entram em queda novamente, migrando para uma quinta-feira fria e com condição favorável para geadas.

Veja os mapas destaques 

Chuva

 

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Geadas


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.