Como fica o tempo no final de semana?
Neste final de semana o avanço de uma intensa massa de ar polar, na retaguarda de uma segunda frente fria, vai provocar a queda acentuada nas temperaturas
Foto: Marcel Oliveira
Neste final de semana o avanço de uma intensa massa de ar polar, na retaguarda de uma segunda frente fria, vai provocar a queda acentuada nas temperaturas sobre o centro sul do país. Na metade norte do Brasil, a condição segue sem mudanças expressivas, as chuvas volumosas continuam concentradas no extremo norte e de chuvas na forma de pancadas isoladas no litoral nordestino. Nas demais regiões o tempo segue seco e quente.
Sábado (17/07)
A frente fria que avançou a partir do último dia 15, ainda continua provocando algumas instabilidades sobre o MS, SP e leste do PR, sobretudo no período da manhã deste sábado.
No entanto, a chegada de uma segunda frente fria ao sul do país, associada a um ciclone extratropical no oceano, provocará o declínio acentuado das temperaturas. Desta forma, as menores temperaturas no RS e SC serão registradas no período da noite, sendo abaixo dos 7°C ao sul do RS e abaixo dos 4°C nas regiões serranas de SC.
As outras localidades com a presença de chuvas neste sábado continuam seguindo o padrão da época do ano, de chuvas confinadas no extremo norte do país, particularmente ao norte do AM, AC, RR, AP e norte do PA. Além das pancadas isoladas em todo o litoral nordestino.
No interior do país, especialmente do MT ao interior nordestino, a condição do tempo segue sem perspectivas de chuvas e com temperaturas elevadas no período da tarde.
Domingo (18/07)
A segunda frente fria continua avançando pelo centro-sul do país derrubando as temperaturas nos três estados do sul, sul do MS e SP. Assim o amanhecer de domingo poderá ter temperaturas negativas nas regiões mais altas de SC e geadas ao sul do RS e oeste de SC. Vale mencionar que, esta massa de ar polar é seca, então o domingo terá o predomínio de sol na região, mas temperaturas em declínio.
Entretanto, o ramo de nebulosidade da frente fria poderá provocar chuvas isoladas no MS, sul de GO, sul de MG e RJ. E até a noite de domingo, o ar frio poderá chegar até essas regiões, sendo que o frio intenso ficará restrito à região sul do país. Desta forma não há indícios de episódios de geadas ou frio rigoroso sobre o sul do MT, norte do MS e sul de GO.
Com o céu limpo, na região sul, as temperaturas cairão ainda mais no anoitecer. Especialmente ao sul do PR, região central e serra de SC e ao norte do RS. Com a possibilidade de uma noite com temperaturas negativas e geadas amplas, indicando um amanhecer de segunda-feira de muito frio na região.
Apesar do frio intenso, não há condições para precipitação invernal (neve ou chuva congelada) pois não há umidade o suficiente para a formação destes fenômenos.
Confira a nossa plataforma de mapas em:
https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa
Sábado:

Domingo:
