CI

Como funciona a assinatura de energia solar

A economia de luz varia entre 5% até 22%, sem investimento e manutenção


Foto: Divulgação

Consumidores insatisfeitos com o valor da conta de energia elétrica podem fazer uma assinatura de energia solar.  Empresas do setor atendem residências, comércios e indústrias, com foco em economia e sustentabilidade.

O modelo de assinatura de energia solar basicamente consiste em o usuário alugar uma parte de uma fazenda solar ou de um empreendimento solar, dessa forma o cliente recebe os benefícios da geração de energia diretamente na sua conta de luz. Não é necessário realizar investimento e nem se preocupar com manutenção.

São várias as opções no mercado. As empresas basicamente constroem fazendas solares em locais de alta insolação e injetam a energia produzida diretamente na rede da distribuidora de energia. A distribuidora, por sua vez, acaba abatendo a energia gerada na conta do assinante.

O modelo é permitido e conhecido como geração compartilhada, conforme a resolução 687/2015 da ANEEL. As empresas que possibilitam a assinatura de energia solar necessitam de constituir um consórcio ou cooperativa para conseguirem compensar a energia gerada diretamente na conta de seu assinante. Caso contrário seria necessário com que cada assinante alterasse a titularidade da conta de luz para a empresa responsável pela fazenda solar.

Os benefícios são muitos para ambos os lados. Na maioria dos casos, o consumidor acaba recebendo desconto e o investidor entra em um negócio que é muito rentável. Para o consumidor não há investimento nem custo de manutenção. A economia de luz varia entre 5% até 22%. Por usar um sistema de geração sustentável o cliente pode pleitear financiamentos diferenciados. 

No sistema de assinatura de energia solar não existem apenas benefícios. Os consumidores devem se atentar aos riscos. Alguns contratos fixam multas elevadas ao cliente e um contrato de aluguel de equipamentos mal formulado também pode impactar para os clientes, podendo assim a ANEEL multar todos os envolvidos no contrato de assinatura de energia solar.

Investimentos na modalidade

Alguns estados brasileiros vão receber ainda este ano uma série de usinas solares para um serviço de assinatura destinado aos consumidores de energia elétrica no País. Num total de 16 empreendimentos, os projetos serão lançados pelo Grupo Gera, empresa nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável no Brasil.
 
A previsão da empresa é oferecer o serviço de assinatura para os consumidores nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Em cada região, serão instaladas novas usinas solares especificamente para atender residências, comércios e indústrias locais que buscam redução de custo, aumento de competitividade e mais sustentabilidade.
  
O serviço de assinatura da empresa é destinado prioritariamente aos consumidores que gastam acima de R$ 300 por mês na conta de luz. Esse modelo já é oferecido pela companhia no estado de Minas Gerais para pessoas jurídicas, que inicia agora no programa de assinatura, e expandirá para pessoas físicas
 
“Com essa expansão para mais quatro estados para pessoa jurídica e mais solução para pessoa física em Minas Gerais, consolidamos essa solução com foco em levar para os consumidores uma opção de economia sem a necessidade de investimento próprio. A expansão já era uma solicitação recorrente de diversos clientes, já que o modelo não oferece risco para os consumidores e ainda ajuda a reduzir o custo de energia”, explica Ramon Oliveira, diretor do Grupo Gera. 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.