CI

Como identificar e lidar com os nematoides

Os nematoides incidem sobre a soja e podem causar muitos prejuízos


Foto: Marcel Oliveira

Os nematoides incidem sobre a soja e podem causar muitos prejuízos. Os nematoides são caracterizados como vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes.

O tamanho do nematoide é bastante variável, mas quase sempre imperceptível a olho nu, geralmente são microscópicos, habitando o solo, próximo à rizosfera, caracterizada como a região de contato entre o solo e as raízes da planta hospedeira e será exatamente nesta região que se dão os prejuízos. 

De acordo com o pesquisador em Nematologia, Paulo Santos, o nematoide é um organismo que depende exclusivamente da planta para a sua alimentação, desenvolvimento e reprodução. “O nematoide é um organismo que precisa ser manejado de maneira integrada, com informações do material com baixo fator de multiplicação com ajuste de ferramentas químicas e biológicas, além de rotação com plantas não hospedeiras”, ressalta o Paulo Santos. Veja a entrevista com o pesquisador em Nematologia do Instituto Phytus.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.