Como implantar um vinhedo doméstico

Agronegócio

Como implantar um vinhedo doméstico

Recomendações para implantação de vinhedo em escala doméstica
Por:
920 acessos
Recomendações para implantação de vinhedo em escala doméstica

No programa Prosa Rural, o pesquisador Samar Velho da Silveira, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), aborda todas as questões relacionadas à implantação de um parreiral doméstico, ou seja, quais são os passos necessários para se ter videiras que produzam frutos de qualidade para o consumo em família.

As principais características de um parreiral doméstico são o cultivo das videiras em áreas reduzidas, a necessidade de um planejamento mais simplificado e o destino da produção para o consumo da própria família produtora. Aqueles moradores das regiões de clima temperado e sub-tropical (região que vai do Estado do Rio Grande do Sul até algumas áreas dos estados de São Paulo e Minas Gerais) terão maiores chances de sucesso no cultivo, pois as baixas temperaturas auxiliam no bom desenvolvimento dos frutos.

Segundo o pesquisador Samar, as variedades de videiras mais recomendadas para o cultivo são as de mesa comum, as ditas americanas, tais como a Niágara Branca e Rosada, a Isabel e a Concord. Cuidados na escolha das mudas e do sistema de condução também são fundamentais para o sucesso do cultivo. Além disso, o solo precisa receber o tratamento adequando “é importante que quatro meses antes do plantio se realize uma análise do solo, para verificar os níveis de Ph, macro e micro nutrientes e dessa forma, com uma orientação de um engenheiro agrônomo, realizar a adubação para a correção destes níveis”, ressalta o pesquisador.

Questões referentes ao tamanho da cova, os cuidados a serem tomados no momento do plantio, os cuidados iniciais e recomendações gerais também serão abordadas no Prosa Rural desta semana.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Anelise Sulzbach
Email: anelise@cnpuv.embrapa.br 
Unidade: Embrapa Uva e Vinho


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink