CI

Como o exterior afeta a soja brasileira?

Existem fatores que impactam o Brasil diretamente


Foto: Eliza Maliszewski

Alguns fatores externos importantes estão influenciando o preço da soja no Brasil, de acordo com o que informa a TF Agroeconômica. Um dos principais fatores é a pressão macroeconômica. “Apesar dos bons fundamentos dos grãos, eles estão sendo pressionados, neste mês de maio, pela fuga de capitais dos Fundos de Investimento, diante da possibilidade de aperto monetário nos EUA e do menor crescimento global, provocado pela inflação e pelo covid na China (que impede o fornecimento de vários produtos globais)”, comenta.

“As commodities estão começando a ficar muito caras em relação às ações, é isso que os fundos estão vendo. Os fundos de índice, ligados à inflação, também começaram a reduzir a exposição às commodities. As quedas desta semana, na Bolsa de Chicago tem muito a ver com este movimento”, completa.

Além disso, os efeitos do lockdown na China também são importantes. “Como uma das maiores locomotivas da economia global, importante tanto na compra de matérias-primas, como no fornecimento de componentes eletrônicos e produtos acabados para diversas indústrias, o fechamento de cidades importantes que sediam fábricas do mundo inteiro dos mais diversos setores, além de reduzir drasticamente o consumo interno de alimentos e reduzir as importações globais”, indica.

“Outro fator importante na determinação dos preços da soja na Bolsa de Chicago, base para os preços brasileiros, são as chuvas, que agora estão caindo sobre áreas antes secas. Além disso, é cada vez maior a possibilidade de os agricultores americanos transferirem áreas de milho (cuja média de plantio está 28% atrasada) para o plantio de soja (cuja média de plantio está apenas 14% atrasada)”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.