CI

Como plantas produzem toxinas sem se prejudicarem?

Os glicosídeos diterpênicos permitem que as plantas se defendam dos herbívoros


Foto: Pixabay

As plantas produzem substâncias tóxicas para se defenderem dos herbívoros. Em um novo estudo, cientistas do Instituto Max Planck de Ecologia Química em Jena e da Universidade de Münster, Alemanha, puderam descrever em detalhes a biossíntese e o modo exato de ação de um importante grupo de substâncias defensivas, os glicosídeos diterpênicos de tabaco selvagem. As plantas produzem substâncias tóxicas para se defenderem dos herbívoros. 

Os glicosídeos diterpênicos permitem que as plantas se defendam dos herbívoros. O estudo mostra que esses produtos químicos vegetais atacam certas partes da membrana celular. Para se proteger de suas próprias toxinas e evitar que suas membranas celulares sejam danificadas, as plantas de tabaco armazenam essas substâncias em uma forma não tóxica, que é sintetizada de maneira muito particular. A autotoxicidade e a proteção contra ela parecem desempenhar um papel maior na evolução das defesas das plantas do que se pensava anteriormente. 

Muitas plantas produzem defesas químicas para proteger contra alimentos. Pouco se sabe ainda sobre o que torna essas substâncias tóxicas para seus usuários. Pesquisadores do Instituto Max Planck de Ecologia Química e da Universidade de Münster agora investigaram como as plantas produzem toxinas e as armazenam em seus tecidos sem se prejudicarem. Em particular, eles queriam saber se os mecanismos de autotoxicidade e sua prevenção compartilham mecanismos semelhantes às características tóxicas que fornecem defesa contra herbívoros. Para seus experimentos, eles escolheram glicosídeos diterpênicos das plantas Nicotiana attenuata, uma espécie de tabaco selvagem. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.