CI

Como preparar sementes para pré-germinado

O sistema é usado em arroz irrigado como forma de antecipar a implantação e ter maior uniformidade


Foto: Divulgação

Chegou a hora de plantar a nova safra de arroz. Nesta hora muitos produtores optam pelo sistema pré-germinado. Trata-se de preparar as sementes, plantando-as previamente em solo inundado para antecipar a germinação. O sistema é usado em arroz irrigado como forma de antecipar a implantação e ter maior uniformidade, além de diminuir a incidência de arroz vermelho e exigir menos água no cultivo.

No artigo “Pré-germinação em sementes de arroz”, a doutora em Agronomia pela  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Simone Franzin, explica as fases do sistema. A primeira fase é a embebição, quando as sementes são emersas em água, dando início ao processo de germinação. Nessa fase ocorre uma rápida absorção de água, um aumento da atividade respiratória e maior produção de energia, além da degradação e desdobramento das substâncias de reserva das sementes.

Na sequência vem a fase de incubação. As sementes são retiradas da água, porém permanecem úmidas. Nessa fase, a absorção é mais lenta, com redução na atividade metabólica das sementes, ocorrendo a mobilização das substâncias antes degradadas no endosperma para o eixo embrionário, finalizando com a protrusão da raiz primária.

Os produtores de arroz retiram parte das sementes (em torno de 5-7 kg) dos sacos de sementes, deixando espaço para a expansão das mesmas quando germinadas. Em seguida, os sacos são colocados na água por períodos de 24 horas, após são retirados e deixados na sombra por períodos que variam entre 24 a 36 horas. A duração desses períodos depende da cultivar, temperatura da água e do ambiente.

As sementes passam a ser consideradas pré-germinadas com raiz de 2 mm, quando há o rompimento da casca, sendo considerado um indicativo de que a semente está apta para semeadura.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.