CI

Como será o clima em janeiro e fevereiro

Previsão mostra retorno das chuvas ao Centro-Oeste e seca no Sul


Foto: Marcel Oliveira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimou como vai se comportar o clima no Brasil nos meses de janeiro e fevereiro. Com atuação do fenômeno La Niña o Sul deve seguir experimentando a estiagem enquanto outras regiões terão chuvas em abundância, como Norte e Nordeste. Veja como será o comportamento:

Região Norte 

Em diversas áreas da Região Norte, a previsão climática indica maior probabilidade que as chuvas em janeiro e fevereiro/2021, deverão ocorrer acima da média climatológica, exceto no leste do Pará e em Tocantins, onde existe uma tendência das chuvas ocorrem abaixo da média. Para o próximo trimestre, a previsão para a temperatura do ar próximo a superfície indica que deverá prevalecer abaixo da média em grande parte da região, devido a persistência das chuvas previstas. A previsão do balanço hídrico no solo indica predomínio de excedentes hídricos em grande parte da Região Norte, exceto sobre o centro-norte de Roraima onde tem-se a previsão de ocorrência de déficit hídrico no solo.

Região Nordeste

A previsão indica chuvas próximas ou acima da média na metade norte da região. Algumas localidades sobre sudeste do Piauí, interior de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, bem como em grande parte da Bahia, as chuvas previstas serão abaixo da climatologia. Segundo as previsões do modelo do INMET, as temperaturas do ar devem predominar acima da média histórica no centro e oeste da Bahia, sudeste do Piauí e oeste de Pernambuco. Nas demais áreas, onde a previsão indica possibilidade de chuvas acima da média, as temperaturas serão próximas à climatologia ou levemente inferiores à média. No MATOPIBA e sul da Bahia, a previsão indica probabilidade de menor excedente hídrico em fevereiro.

Região Centro-Oeste

A previsão do INMET para a Região Centro-Oeste indica que as chuvas deverão ocorrer acima da média sobre a metade oeste do Mato Grosso e norte e leste do Mato Grosso do Sul, nas demais áreas a previsão indica chuvas abaixo da média. Quanto às temperaturas, deverão predominar valores acima da média, com exceção do leste de Mato Grosso do Sul e na parte central e oeste do Mato Grosso, onde as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos. O balanço hídrico previsto indica o predomínio de excedente hídrico em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no oeste do Mato Grosso do Sul, onde estão previstos baixos valores de déficits hídricos.

Região Sudeste 

A previsão indica que as chuvas permanecerão acima da média em São Paulo e faixa litorânea da Região Sudeste. Em Minas Gerais, a previsão indica chuvas abaixo da média, principalmente no noroeste mineiro. Até fevereiro a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, exceto no centro-norte de Minas Gerais, onde as temperaturas deverão ser acima da média.  condição prevista indica um excedente na quantidade de água no solo em praticamente toda a Região Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, onde são previstos déficits hídricos nos meses de janeiro e fevereiro.

Região Sul 

Para a Região Sul, as previsões climáticas indicam que as chuvas serão abaixo da média nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, as chuvas previstas devem ser acima da média. As temperaturas previstas serão acima da média em grande parte da Região Sul, entretanto exceto no oeste do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas serão mais amenas. Nos meses de janeiro e fevereiro existe uma tendência de expansão das áreas de excedente hídrico nos estados de Santa Catarina e Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul, a concentração de déficit hídrico ocorrerá em maior intensidade sobre a parte centro-sul do Estado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.