CI

Comparativo do ovo em 2011: na granja, no atacado e no varejo

Na média de 2011, a dúzia do ovo branco custou, em média, R$3,17/dúzia


Os dados coletados semanalmente pelo PROCON-SP para compor a cesta básica do consumidor paulistano mostram que, na média de 2011, a dúzia do ovo branco (sem especificação de tipo) custou, em média, R$3,17/dúzia, aumentando 12,8% em relação à média registrada em 2010.


Curiosamente, ao contrário do que ocorre habitualmente, esse índice de evolução foi inferior àqueles registrados nas granjas do interior de São Paulo e no atacado da cidade de São Paulo.

Mas essa aparente aberração tem explicação: nos dois anos anteriores a 2011 (2009 e 2010), os preços pagos pelo ovo na granja e no atacado foram inferiores aos registrados em 2008. Dessa forma, o maior índice de expansão no ano que passou representou apenas recomposição de perdas, mesmo assim parcial.

A despeito, porém, da evolução mais comedida no varejo, continua grande (enorme!) a diferença de preços em relação ao valor recebido pelo produtor na granja. Em 2010, cada dúzia vendida no varejo equivaleu a 2,7 dúzias vendidas na granja. No ano passado essa relação caiu, mas não muito, para 2,5 dúzias.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.