Comparativo do ovo em 2011: na granja, no atacado e no varejo
Na média de 2011, a dúzia do ovo branco custou, em média, R$3,17/dúzia
Os dados coletados semanalmente pelo PROCON-SP para compor a cesta básica do consumidor paulistano mostram que, na média de 2011, a dúzia do ovo branco (sem especificação de tipo) custou, em média, R$3,17/dúzia, aumentando 12,8% em relação à média registrada em 2010.
Curiosamente, ao contrário do que ocorre habitualmente, esse índice de evolução foi inferior àqueles registrados nas granjas do interior de São Paulo e no atacado da cidade de São Paulo.
Mas essa aparente aberração tem explicação: nos dois anos anteriores a 2011 (2009 e 2010), os preços pagos pelo ovo na granja e no atacado foram inferiores aos registrados em 2008. Dessa forma, o maior índice de expansão no ano que passou representou apenas recomposição de perdas, mesmo assim parcial.
A despeito, porém, da evolução mais comedida no varejo, continua grande (enorme!) a diferença de preços em relação ao valor recebido pelo produtor na granja. Em 2010, cada dúzia vendida no varejo equivaleu a 2,7 dúzias vendidas na granja. No ano passado essa relação caiu, mas não muito, para 2,5 dúzias.
Curiosamente, ao contrário do que ocorre habitualmente, esse índice de evolução foi inferior àqueles registrados nas granjas do interior de São Paulo e no atacado da cidade de São Paulo.
Mas essa aparente aberração tem explicação: nos dois anos anteriores a 2011 (2009 e 2010), os preços pagos pelo ovo na granja e no atacado foram inferiores aos registrados em 2008. Dessa forma, o maior índice de expansão no ano que passou representou apenas recomposição de perdas, mesmo assim parcial.
A despeito, porém, da evolução mais comedida no varejo, continua grande (enorme!) a diferença de preços em relação ao valor recebido pelo produtor na granja. Em 2010, cada dúzia vendida no varejo equivaleu a 2,7 dúzias vendidas na granja. No ano passado essa relação caiu, mas não muito, para 2,5 dúzias.