CI

Comportamento das vacas leiteiras revela "rede social"

"Gado forma laços fortes, que lhes oferecem apoio e ajuda para lidar com os estresses"


Foto: Marcel Oliveira

Um estudo publicado na revista  Frontiers in Veterinary Science  ofereceu novas idéias sobre o comportamento "social" de vacas leiteiras, com base em um corpo de pesquisa que poderia um dia ajudar a remodelar as práticas de gerenciamento agrícola para criar ambientes de vida mais saudáveis para os animais. Uma equipe de cientistas chilenos e norte-americanos passou 30 dias observando um pequeno rebanho de vacas leiteiras que havia dado à luz recentemente para entender a rede de interações bovinas com base no comportamento de higiene, também conhecido como alogação. 

Nos modernos sistemas de produção leiteira, as vacas são constantemente misturadas em diferentes grupos, dependendo de fatores como estágio de lactação, necessidades nutricionais e criação. Os animais devem restabelecer sua estrutura social durante cada reagrupamento, o que, de acordo com pesquisas anteriores, causa efeitos negativos no comportamento, na saúde e na produtividade. 

Acredita-se que a alogação, que geralmente envolve uma vaca lambendo a outra ao redor da cabeça e do pescoço, atenda a vários propósitos sociais. Por exemplo, a preparação social é uma maneira de estabelecer laços individuais entre os membros de um grupo e também melhora a coesão social geral no rebanho. 

“Nosso objetivo era entender como as vacas formam a 'rede social' depois de se conhecerem no início do período de ordenha e quais fatores podem influenciar essas mudanças. Isso é importante porque o gado forma laços fortes, que lhes oferecem apoio e ajuda para lidar com os estresses que ocorrem regularmente na vida das vacas leiteiras ", diz o autor principal, Dr. Gustavo E. Monti, do Instituto de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Austral do Chile. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.