CI

Compra da safra de tabaco abre em dezembro

A Afubra alerta que já há atravessadores circulando em busca de produto


Foto: Marcel Oliveira

A maioria das empresas fumageiras vão abrir a compra da safra 20/21 de tabaco em dezembro. Em outubro a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) solicitou que a compra iniciasse ainda neste ano para rentabilizar o produtor que vem de safras ruins e muitos nem venderam a safra anterior ainda.

O presidente da entidade, Benício Werner, alerta que já há atravessadores circulando em busca de produto. “Antes que os fumicultores vendam parte da sua produção a preços menores, solicitamos às empresas que antecipem as compras para dezembro, de forma a valorizar o trabalho de seu produtor integrado”, destaca.

O pedido também inclui que as empresas tenham com os produtors neste tempo de crise e pandemia. “Orientamos os produtores que entrem em contato com seus orientadores para organizar as suas vendas e também o auxílio necessário nas questões financeiras”, diz Werner.

A primeira estimativa para a safra de tabaco 2020/2021: 606.952 toneladas, nos três Estados do Sul do Brasil, o que significa uma redução de 4% comparado à safra passada, que fechou em 633.021 toneladas. Em termos de área, houve uma redução de 6%, passando de 290.397 hectares para 273.356 hectares, nesta safra. Já a expectativa de produtividade é de 2.220 kg/ha.

Veja como está previsto o calendário de compra nas principais empresas:

A Universal Leaf, primeira empresa a dar retorno à correspondência, confirmou que irá iniciar as compras em dezembro.

A JTI Processadora de Tabaco informou que, excepcionalmente para a safra 2020/2021, irá iniciar a compra do tabaco da variedade Virgínia no dia 1º de dezembro, nos três Estados do Sul do Brasil.

A CTA manterá compras na matriz, em Venâncio Aires/RS, de 09 até 16 de dezembro; na filial Araranguá/SC, de 07 até 16 de dezembro; na filial de Ituporanga/SC, nos dias 09, 10 e 14 de dezembro; e na filial Papanduva/SC, nos dias 10 e 14 de dezembro.

A ATC informou que se programa para comprar em dezembro.

A Philip Morris informou que iniciará a compra no dia 6 dezembro.

Tabacos Marasca inicia a compra já no dia 16 de novembro.

As empresas Alliance One, BAT Brasil (Souza Cruz) e China Brasil, informaram que irão iniciar a compra no início de janeiro, mas que acompanham as questões financeiras de seus produtores integrados e, se necessário, auxiliarão nas suas necessidades.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.