CI

Compra de milho por Fundos são maiores em 10 anos

Especuladores também estão desarmando suas posições na soja


Foto: Pixabay

Os Fundos de Investimento elevaram em 16 mil contratos suas posições, que agora chegam a 402 mil, revelou relatório da Comissão de Negociação de Futuros em Commodities (CFTC) da última sexta-feira, 16 de Abril. Esse é o maior nível comprador desde janeiro de 2011, aponta a Consultoria AgResource Brasil.

“Isso representa uma alta de 4% na comparação com a semana do dia 13/04 e acontece em meio a um ambiente de maior posição líquida compradora, o que comprova o fluxo de capital sendo alocado nos futuros do grão. Somente na posição do milho, os fundos foram compradores em quase toda a produção de Illinois, que equivale a mais de 54 milhões de toneladas!”, destacam os analistas de mercado.

De acordo com o especialista Luiz Pacheco, da Consultoria TF Agroeconômica, esse movimento indica que os fundos “apostam na alta a curto e médio prazos”. Ao mesmo tempo, esses especuladores também estão desarmando suas posições na soja.

Segundo Pacheco, isso “provavelmente aumentará o volume de exportações brasileiras de milho, mas os exportadores devem ficar atento à cotação do Dólar, que na abertura da semana caiu pela sexta vez. Em segundo plano, a cotação da moeda norte-americana passou a ter viés de baixa no Brasil, podendo chegar a R$ 5,00 em dezembro, o que remunera menos do que o mercado interno a curto prazo, ou seja, até julho, quando entra a safra brasileira”.

“Então, há que se seguir atentamente a evolução do câmbio, das vendas novas de exportação e das compras de milho no exterior. Tudo isto poderá limitar novas altas nos preços, já muito elevados, do milho no mercado interno, que já trazem embutidos lucros expressivos para os agricultores”, conclui o especialista da TF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.