Comunidades rurais do PI vão receber kits de irrigação

Agronegócio

Comunidades rurais do PI vão receber kits de irrigação

Kits vão beneficiar famílias que produzem em regiões afetadas pela estiagem prolongada
Por:
1494 acessos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assegurou 835 kits de irrigação para comunidades rurais afetadas pela estiagem no Piauí. A distribuição será realizada no próximo ano aos produtores rurais.

A iniciativa fortalece um trabalho iniciado em 2009 e que já contabiliza mais de quatro mil equipamentos instalados e investimentos federais da ordem de R$ 7,2 milhões.

Os kits familiares de irrigação são compostos por 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição em polietileno, adaptadores de tubos, bobina de tubo gotejador e outros acessórios.

“Cada kit possui capacidade para irrigar até 500 metros quadrados, com o uso de alta tecnologia que garante a aplicação de água com grande eficiência e utilização de pouca energia", explica o gerente de empreendimentos de irrigação da Codevasf no Piauí, Maximiliano Saraiva.

A implantação dos kits é feita após análise da vocação agrícola e das necessidades de cada família. Uma das exigências para a instalação do equipamento é a existência de fonte hídrica que garanta a sustentabilidade da atividade. As famílias beneficiadas participam de capacitação para conhecer detalhes de montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits de irrigação.

Os recursos que viabilizam a ação provêm, em sua maior parte, do Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por emendas parlamentares. Dentre as principais culturas praticadas nas áreas estão milho, feijão, melancia, coentro, cebolinha, pimenta, pimentão, alface e abóbora.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink