CI

Conab anuncia em Ponta Grossa (PR) produção paranaense de 2003


A Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, divulga hoje (11-07), em Ponta Grossa, no Paraná, os resultados do 5º levantamento da safra agrícola nacional e paranaense de 2002/2003. A apresentação ocorre na Câmara Municipal, a partir das 14h30. Esta apresentação é uma nova forma de atuação do Ministério da Agricultura, que antes sempre divulgava os números a partir de Brasília, através do ministro da pasta. Agora todas as superintendências da Conab passarão a fazer este trabalho.

O superintendente regional da Conab no Paraná, Jorge Argemiro Dias, disse que achou mais interessante realizar esta apresentação no interior do Estado, de maneira a estar mais próximo do setor produtivo do agronegócio. Ponta Grossa foi escolhida, atendendo a um convite da Câmara Municipal. A tendência é que nas próximas divulgações isto seja feito também em outros municípios.

A programação contará com palestras e debates sobre diversos aspectos do agronegócio, além da divulgação dos números, propriamente dita. Depois da abertura, com Jorge Argemiro, profissionais da empresa iniciam as apresentações. A primeira será a conjuntura atual das culturas de algodão, amendoim, arroz e feijão. Os outros produtos a serem detalhados são a mandioca, trigo e culturas de inverno, café, milho e soja.

O gerente do complexo armazenador da Conab de Ponta Grossa, Luiz Carlos Vissoci, falará sobre armazenagem na finalização dos trabalhos. Depois a programação prevê abertura de espaço para debates e entrevistas.

Números

O superintendente da Conab não quis adiantar quais são os números da safra paranaense, mas, em nível nacional, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, divulgou ontem (10-07) que a safra de grãos vai bater novo recorde e chegar a 120,2 milhões de toneladas. Os números já fazem parte da 5ª projeção da Conab. O resultado, se confirmado, é 24,2% maior do que a safra 2001/2002, que fechou em 96,7 milhões de toneladas. A 4ª projeção, divulgada em maio, apontava para uma produção de 115,2 milhões de toneladas. A área plantada, estimada, é de 42,6 milhões de hectares, 6,1% superior aos 40,2 milhões de hectares da safra passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.