CI

Conab apresenta ações para o mercado hortigranjeiro

Apresentação da Conab acontecerá no dia 8 de maio


Entre os dias 8 a 10 de maio, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do 2° Hortifruti Brasil Show, em Curitiba/PR. O evento reunirá expositores de todas as regiões do país na feira de negócios onde irão debater assuntos relacionados à cadeia produtiva do setor hortigranjeiro.

A Conab irá discutir o Projeto de Informação de Mercado, realizado em parceria com Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e Ministério da Fazenda, bem como apresentar as alterações na portaria do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) e a proposta do acordo de cooperação técnica com a Espanha para qualificação da cadeia produtiva do setor.

A apresentação da Conab acontecerá no dia 8 de maio, quinta-feira, das 13h às 17h. Confira a programação completa do evento em: www.hortifrutibrasilshow.com.br

Projeto de Informação de Mercado
A partir da criação do Prohort, em 2005, a Conab e a Abracen desenvolveram e integraram um banco de dados sobre as Centrais de Abastecimento (Ceasas). Agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Fazenda pretendem usar esses dados como subsídio para políticas agrícolas e econômicas.

As entidades estão em fase de conclusão de um sistema para a utilização e avaliação destes dados. As Ceasas são responsáveis por aproximadamente 50% do comércio de hortigranjeiros no Brasil, o equivalente a 20 milhões de toneladas de produtos – revelando a importância do segmento.

Parceria com a Espanha
Por meio da embaixada da Espanha no Brasil, a Conab e a estatal espanhola Tragsa estão discutindo um acordo de cooperação técnica para a capacitação dos agentes envolvidos na cadeia produtiva e qualificação dos produtos hortigranjeiros. O acordo visa à transferência de know how técnico e à troca de experiências em associativismo e cooperativismo. Também será possível criar um canal para programas de intercâmbio tanto para técnicos das empresas quanto para produtores.

A Tragsa está presente em diversos países, dando suporte técnico e realizando projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico. A estatal espanhola tem um campo de atuação bastante diversificado, incluindo consultoria técnica, projetos de reflorestamento, infraestrutura, saúde pública, pesca marinha, desenvolvimento rural e gestão da água.

Novidades no Prohort
A fim de contemplar o avanço do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou uma nova portaria (nº 339, de 11/4/2014) que aumenta o escopo do programa e estabelece objetivos específicos para a atuação.

Entre as novas funções do Prohort estão o estímulo à inserção dos micro e pequenos agricultores e ao uso de técnicas agroecológicas, além da análise dos processos, a capacitação dos agentes da cadeia produtiva de hortigranjeiros e outras formas de fomento à produção e distribuição de alimentos. A nova portaria também determina que os recursos do programa deverão estar previstos no orçamento anual do Mapa e Plano Plurianual do Governo Federal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.