Conab confirma crescimento de 23% da área cultivada de algodão no Brasil
CI
Agronegócio

Conab confirma crescimento de 23% da área cultivada de algodão no Brasil

MT continua liderando o ranking de produção
Por:

A atual pesquisa realizada pela Conab nas regiões produtoras do país indica uma área plantada com algodão para a safra 2013/14 em 1.102,8 mil hectares, superior em 23,3% à cultivada na safra 2013/14.

A recuperação dos preços no mercado interno ao longo de 2013, favorecida pela oferta mais restrita, a elevação dos preços no mercado externo com tendência de manutenção e os atuais níveis de preços das commodities concorrentes, notadamente a do milho, justificam o referido incremento na área plantada com algodão no país.

O plantio ocorre a partir da segunda quinzena de outubro em São Paulo, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, maior estado produtor, o plantio ocorre em dois períodos: o da primeira safra, semeado preferencialmente em dezembro e o da segunda safra em janeiro e fevereiro. O plantio neste período tem merecido a preferência dos produtores da Região Centro-Oeste, uma vez que a colheita não coincide com os períodos de chuvas, ocorrência que traz prejuízos à qualidade da pluma. 

Nas demais regiões produtoras a semeadura se dá por um período mais amplo, ocorrendo em novembro e dezembro, podendo prolongar-se até janeiro, como é o caso de Goiás e a região de Barreiras (BA). O algodão irrigado cultivado no oeste da Bahia é plantado em janeiro e fevereiro.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink