CI

Conab confirma produção menor de trigo

Redução de 36,1% sobre recorde ocorrido na safra anterior


A produção brasileira de trigo foi estimada em 4.299,4 mil toneladas para a safra 2017/18 por levantamento realizado pela Conab durante novembro. Isso representa uma redução de 36,1% em relação à produção recorde ocorrida na safra anterior, quando o Brasil colheu 6.726,8 mil toneladas. 

Na comparação com levantamento realizado em outubro e divulgado no início de novembro, houve uma redução de 269 mil toneladas na estimativa da safra brasileira. O fato devido principalmente à menor produtividade observada em estados como o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, observa a Consultoria Trigo & Farinhas.

“Em que pese a redução na estimativa da produção, para a safra 2017/18, o volume de trigo importado em novembro foi de 476,2 mil toneladas, quantidade 32,04% inferior à registrada no mesmo período do ano anterior. No mês, o cereal foi importado de três países, sendo a Argentina o principal fornecedor, com 92,94% do total, enquanto que o Canadá participou com 3,99% e o Paraguai com 3,07%”, pontua a T&F. 

Os principais destinos do trigo estrangeiro foram os estados de São Paulo (27,06%), Ceará (24,71%), Rio de Janeiro (10,41%) e Pará (7,32%) que, juntos, foram responsáveis por aproximadamente 70% das importações realizadas. Nesse mesmo período não foi realizada qualquer operação de exportação do grão. 

“Ainda que se façam presentes as expectativas acerca da retomada do crescimento econômico do país, a menor demanda pelos derivados ensejará um processamento de cerca de 11 milhões de toneladas para a safra 2017/18, sendo reservadas aproximadamente 288 mil toneladas para sementes, o que totalizará um consumo na ordem de 11,3 milhões de toneladas”, avalia o analista Luiz Fernando Pacheco. 

“Apesar dos altos estoques, é prevista uma importação de 7,2 milhões de toneladas para fazer frente ao consumo nacional. Houve um ajuste em relação à última estimativa do volume de importações divulgada pela Conab, sobretudo pela competitividade do produto estrangeiro e a necessidade de abastecimento com grãos de maior qualidade. Por fim, espera-se que sejam exportadas 600 mil toneladas de trigo nesta temporada, valor próximo ao registrado na safra 2016/17”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.