CI

Conab confirma redução da produção de café no Brasil

Safra brasileira de café em 2014 será 9,3% menor em relação a de 2013



Castigada pela estiagem, altas temperaturas registradas no início deste ano e frio excessivo no inverno, a safra brasileira de café deste ano será 9,3% menor em relação a de 2013, afirmou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento divulgado ontem. De acordo com a estatal, o país vai produzir 44,6 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado, 4,5 milhões de sacas a menos do que as 49,1 milhões colhidas no ciclo anterior.

A queda foi puxada principalmente pela diminuição da produção do café tipo arábica, que será 15,8% menor do que na última temporada. Os cafezais sofreram todos os tipos de problemas. No Paraná, houve geada negra no último inverno, além forte estiagem nos primeiros meses do ano. Em outros estados, houve inversão da bienalidade, que era pra ser positiva. Em todas as regiões houve redução na área plantada, reflexo da desmotivação dos produtores com os preços do produto praticados no mercado.O grão perdeu 44 mil hectares neste ano.

Já a produção do café robusta apresentou aumento de 13,5% em função da renovação da produtividade e das condições climáticas favoráveis ocorridas, sobretudo no Espírito Santo, maior cultivador dessa espécie.

Quebra

67% É a queda projetada pela Conab para a produção de café no Paraná. Estado deve retirar das lavouras 545 mil sacas do produto. No ano passado, foram produzidas 1,65 milhão de sacas.

*Fonte: Gazeta

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.