CI

Conab faz novo leilão de vinho

Serão negociadas nesta rodada mais 4 milhões de litros de vinho a granel ou envasado


A Conab vai realizar na próxima terça-feira (19) o segundo leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para incentivar a comercialização de uva e vinho do Rio Grande do Sul. Serão negociadas nesta rodada mais 4 milhões de litros de vinho a granel ou envasado. Podem participar da operação cooperativas, comerciantes e indústrias que se comprometam a comprar diretamente de produtores gaúchos e remover o produto para outras regiões que não sejam o Sul, Nordeste e Sudeste.

“A produção de uva e vinho emprega cerca de 20 mil famílias no Rio Grande do Sul. Por isso, tem um papel socioeconômico de destaque”, avalia o diretor de Logística e Gestão Empresaria da estatal, Silvio Porto. O leilão vai contribuir para o escoamento de parte do excedente que se encontra naquele estado, responsável atualmente pelo cultivo de quase 90% da produção de uva destinada à indústria.

Na primeira operação, realizada no mês passado, a Conab também ofertou PEP para 4 milhões de litros e comercializou 99,73% dos lotes. Até o final deste mês, será divulgado outro edital, o que vai resultar em um incentivo total para 12 milhões de litros.

A Conab também prevê para este ano um estímulo à destilação de outros 40 milhões de litros. Este produto será utilizado para melhorar a qualidade do vinho de mesa. O concentrado obtido durante a destilação é empregado na correção do teor alcoólico e na substituição do açúcar na bebida.

Prêmio - O PEP é uma subvenção econômica oferecida em leilões públicos, como apoio à comercialização e escoamento de produtos de origem agrícola. Nele, o arrematante do benefício se compromete a adquirir o produto indicado pelo governo federal diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa, pelo preço mínimo, promovendo o seu escoamento para uma região de consumo previamente estabelecida. As informações são da assessoria de imprensa da Conab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.